GEOTECNOLOGIAS E REDE DE INFORMAÇÕES: UM MAPA SOCIAL PARA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho sustenta-se na premissa de que o conhecimento do espaço é fundamental ao exercício pleno de todos os direitos de um cidadão e traz uma discussão sobre o papel do saber Geográfico na formação das sociedades para uma possível emancipação social. Desta forma, foi analisada e discutida a difusão das representações espaciais através dos mapas, as novas tendências da cartografia e suas tecnologias e o papel da educação como base para a transformação da realidade. Este trabalho pretendeu contribuir com a democratização do conhecimento, disponibilizando em um site, construído a partir de uma API (Interface de Programação de Aplicativo), um Mapa participativo online (Mapa Solidário), com informações espacializadas de projetos sociais e educativos gratuitos. Estes projetos colaboram para que os indivíduos encontrem um caminho para aquisição de conhecimentos, o que é direito de qualquer um,e proporcionam ferramentas para uma possível transformação das estruturas sociais estabelecidas. O banco de dados consolidado faz parte dos primeiros resultados do trabalho que possui caráter participativo. Ele é composto por projetos que propõem atividades ligadas à educação, esporte e cultura organizadas por ONGs, igrejas, escolas privadas e públicas, iniciativas do governo de âmbito municipal, estadual e federal. O website pode ser acessado em: http://sites.google.com/site/risouff.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DUBA, V. H. C.; DI MAIO, A. C. GEOTECNOLOGIAS E REDE DE INFORMAÇÕES: UM MAPA SOCIAL PARA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44682. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44682. Acesso em: 25 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").