CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE MAPAS EM ANAMORFOSE: ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE REPRESENTAÇÃO NO MATERIAL DIDÁTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho busca realizar uma breve revisão bibliográfica a cerca das principais técnicas de elaboração de mapas em anamorfose e ainda uma quantificação e análise da presença das diferentes tipologias desse tipo de representação no material didático adotado pela rede pública do estado de São Paulo. Nesse sentido foram observados 28 cadernos bimestrais com a finalidade de quantificar o número de representações cartográficas presentes. Das representações cartográficas totais observadas foram levadas em consideração apenas os mapas em anamorfose, que foram classificados de acordo com as diferentes tipologias existentes. Os resultados mostram que das 4 tipologias principais de técnica em anamorfose, somente uma não foi observada no material analisado, mostrando que os alunos da rede pública tem um contato mínimo com esse tipo de representação, no entanto, apenas 3% das representações quantificadas no material didático se referem a mapas em anamorfose, o que representa um número redizido com relação as outras representações cartográficas. Esses resultados mostram que os mapas em anamorfose não estão muito presentes nos materiais didáticos analisados, não pemritindo assim que os alunos estabeleçam uma certa familiarização com esse tipo de representação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ZUCHERATO, B.; DE FREITAS, M. I. C. CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE MAPAS EM ANAMORFOSE: ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE REPRESENTAÇÃO NO MATERIAL DIDÁTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44681. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44681. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").