CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE MAPAS EM ANAMORFOSE: ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE REPRESENTAÇÃO NO MATERIAL DIDÁTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Conteúdo do artigo principal

Bruno Zucherato
Maria Isabel Castreghini de Freitas

Resumo

O presente trabalho busca realizar uma breve revisão bibliográfica a cerca das principais técnicas de elaboração de mapas em anamorfose e ainda uma quantificação e análise da presença das diferentes tipologias desse tipo de representação no material didático adotado pela rede pública do estado de São Paulo. Nesse sentido foram observados 28 cadernos bimestrais com a finalidade de quantificar o número de representações cartográficas presentes. Das representações cartográficas totais observadas foram levadas em consideração apenas os mapas em anamorfose, que foram classificados de acordo com as diferentes tipologias existentes. Os resultados mostram que das 4 tipologias principais de técnica em anamorfose, somente uma não foi observada no material analisado, mostrando que os alunos da rede pública tem um contato mínimo com esse tipo de representação, no entanto, apenas 3% das representações quantificadas no material didático se referem a mapas em anamorfose, o que representa um número redizido com relação as outras representações cartográficas. Esses resultados mostram que os mapas em anamorfose não estão muito presentes nos materiais didáticos analisados, não pemritindo assim que os alunos estabeleçam uma certa familiarização com esse tipo de representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ZUCHERATO, B.; DE FREITAS, M. I. C. CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUMAS TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE MAPAS EM ANAMORFOSE: ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE REPRESENTAÇÃO NO MATERIAL DIDÁTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44681. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44681. Acesso em: 3 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Zucherato, Universidade de Coimbra

Departamento de Geografia da Faculdade de Letras Universidade de Coimbra

Maria Isabel Castreghini de Freitas, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Instituto de Geociência e Ciências Exatas - IGCE / Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento - DEPLAN