MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS, ATRAVÉS DE SENSORIAMENTO REMOTO E SIG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A geomorfologia vem servindo de base não apenas para a compreensão da natureza física, mas também para o conhecimento da natureza socioeconômica. Neste sentindo, o mapeamento geomorfológico se torna uma ferramenta fundamental para subsidiar estudos em níveis pedológicos, climatológicos, de uso potencial da terra, planejamento ambiental e ordenamento territorial. O objetivo do presente estudo foi mapear as formas de relevo do município de Aquidauana- MS. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se na interpretação digital de imagens de satélites LANDSAT-5 TM (Thematic Mapper) e dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission). O resultado foram os mapas: hipsométrico, clinográï¬co, orientação de vertente e geomorfológico. A utilização de técnicas de Sensoriamento Remoto e de Sistemas de Informação Geográï¬ca (SIGs) para elaboração do mapeamento geomorfológico do município de Aquidauana se concretizou de forma satisfatória, e o trabalho atendeu ao seu objetivo sendo possível caracterizar e classiï¬car 13 classes geomorfológicas na escala de 1:100.000.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
GONÇALVES MENDONÇA, B.; DO CARMO PIRES, L.; BACANI, V. M.; RODRIGUES DA CUNHA, E.; FACINCANI, E. M. MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS, ATRAVÉS DE SENSORIAMENTO REMOTO E SIG. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44366. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44366. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").