ESTUDO DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS DO CADASTRO NACIONAL DE IMÓVEIS RURAIS (CNIR)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A determinação das necessidades dos usuários é uma das fases mais importantes do desenvolvimento de sistemas da informação e define o que o sistema vai fazer, sem descrever exatamente como ele será realizado. Na engenharia de requisitos, a descrição desses serviços, as restrições e o processo de análise, documentação e verificação dos mesmos, ajuda o desenvolvedor do sistema a compreender os problemas que podem ser efetuados nos projetos através de detecção da incompletude dos dados e/ou objetivos, falta de resultados que são necessários ao projeto e que não foram identificados e a insatisfação dos usuários em adquirir um sistema que não corresponderá às suas demandas e necessidades. A determinação das necessidades do usuário traz ao mesmo nível de entendimento os usuários interessados no sistema (stakeholders) e desenvolvedores, já que busca um consenso sobre as necessidades reais e tangíveis. Este artigo resume as técnicas utilizadas para coletar as informações necessárias para o estudo das necessidades dos usuários, ressaltando sua importância na engenharia de requisitos. Um estudo de caso foi utilizado, aplicado à implementação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Foram utilizadas técnicas de coleta de dados e análise do estudo das necessidades dos usuários nas agências colaboradoras do CNIR. O estudo ajudou a definir quais os serviços e informações que podem ser disponibilizados, com base na real necessidade de alimentar o banco de dados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PAIXÃO, S. K. S.; NICHOLS, S.; CARNEIRO, A. F. ESTUDO DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS DO CADASTRO NACIONAL DE IMÓVEIS RURAIS (CNIR). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n2-43834. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43834. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").