EVOLUTION OF PHOTOGRAMMETRY IN BRAZIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo da evolução e desenvolvimento da fotogrametria é uma imersão em uma das áreas do conhecimento humano mais recente, quando comparado com outras ciências. É bastante relevante o fato que medições sobre fotografias, na ordem de milímetros e sub-múltiplos, após a multiplicação pelo módulo da escala de ampliação, ainda consiga atingir uma qualidade métrica comparável as das medições diretas. Percebe-se claramente que este desenvolvimento, no século passado, em câmeras, equipamentos de restituição e aviões, teve grande impulso devido às duas grandes guerras, mas também pelo significativo ganho em produtividade no mapeamento de grandes áreas. No caso do Brasil é notável o fato que se tenha acompanhado de perto o desenvolvimento do exterior, e até mesmo tenha sido pioneiro em alguns levantamentos com as mais novas tecnologias então disponíveis. Este artigo apresenta um breve histórico do desenvolvimento da fotogrametria no mundo, com ênfase nos primórdios, e ao mesmo tempo tenta ligar os fatos com as diversas experiências brasileiras, executadas com a participação direta de entidades públicas e privadas, principalmente ao longo de todo século XX. Finalmente discute as mudanças de conceitos e paradigmas introduzidos pela fotogrametria digital.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, D. C. EVOLUTION OF PHOTOGRAMMETRY IN BRAZIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 4, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n4-43817. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43817. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").