INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO AEDES AEGYPTI NA CIDADE DE MONTES CLAROS (MG) COM USO DE GEOTECNOLOGIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A finalidade deste trabalho é fazer um diagnóstico sobre a distribuição espacial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, na área urbana de Montes Claros (MG), com dados do ano de 2008 do Centro de Zoonoses desta cidade. Partindo desse intento, foram empregadas as Geotecnologias como ferramentas para tratamento e análise das informações. Nesse processo, averiguou-se que a infestação pelo mosquito está atrelada a um conjunto de fatores, de cunho: físico-ambiental, intempérico e, principalmente, preventivo. A metodologia empregada foi: aquisição de informações quantitativas, geração de banco de dados, manipulação de imagens de satélite, processamento, geração de materiais cartográficos e discussão dos resultados. O produto a que se chegou foi a constatação de que a população montesclarense deve imprimir, mais eficientemente ações diretas de combate ao mosquito, e o poder público deve atuar no controle sistemático da praga e na prevenção, através do planejamento urbano-ambiental e educacional da comunidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FONSECA, D. de S. R.; BRAZ, C. K. R. INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO AEDES AEGYPTI NA CIDADE DE MONTES CLAROS (MG) COM USO DE GEOTECNOLOGIAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43685. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43685. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").