DETERMINAÇÃO DA TRAJETÓRIA ESPACIAL DE UM PROJÉTIL EM BALÍSTICA FORENSE UTILIZANDO TOPOGRAFIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo discute o uso da Topografia na Balística Forense. O levantamento topográfico detalhado visando a representação do ambiente proporciona a determinação da trajetória de um projétil, auxiliando na perícia criminal posicional de um caso. Com o uso dos dados levantados e com modelos matemáticos adequados, serão realizados testes e criadas hipóteses para a determinação da trajetória de um projétil, para estimar as possíveis posições de disparo da arma de fogo. Os resultados mostram-se promissores, podendo ser adotados pelos institutos de perícia criminal do Brasil como rotina de seus trabalhos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, A. A. A. de; DE PAULA, T. V.; NADAL, C. A.; JULIANO, K. A. DETERMINAÇÃO DA TRAJETÓRIA ESPACIAL DE UM PROJÉTIL EM BALÍSTICA FORENSE UTILIZANDO TOPOGRAFIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 4, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n4-43659. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43659. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").