IDENTIFICAÇÃO DE DISTORÇÕES EM REDES ALTIMÉTRICAS USANDO GEÓIDE E GPS

Conteúdo do artigo principal

Deborah Valandro de Souza
Nelsi Côgo de Sá

Resumo

Atualmente, o posicionamento por GPS, combinado com um modelo geoidal de alta precisão, permite detectar distorções de redes altimétricas. Assim, foram investigadas as distorções da Rede Altimétrica Fundamental no Sul/Sudeste do Brasil (RGSB), comparando as altitudes determinadas por GPS/nivelamento, com altitudes de referência. Pela metodologia usada, inicialmente foram avaliados os dados disponíveis por meio da análise estatística, para detectar erros grosseiros. Posteriormente, o modelo geoidal gravimétrico foi ajustado ao do sistema altimétrico pela modelagem da componente sistemática, por meio dos modelos paramétricos simplificados e gerais. O cálculo da altitude ortométrica no modo relativo, a partir das estações da RGSB depuradas de erros grosseiros, e o modelo geoidal gravimétrico, possibilitou a identificação de distorções locais e regionais. Com isso, foi realizada a análise estatística da componente sistemática do geóide, em um conjunto de 236 estações da RGSB, e constatou-se a existência de uma média não nula, indicando a incompatibilidade entre NGPS e Ng na região estudada, geralmente relacionada a erros grosseiros e sistemáticos na altitude ortométrica das RNs, os quais também causam distorções na rede. Isso foi corrigido com a identificação e remoção de 20 RNs contendo erros grosseiros. O geóide gravimétrico foi compatibilizado ao do sistema altimétrico local a partir do modelo matemático de correção com 7 parâmetros, para identificar outras RNs contendo distorções. Com isso, foram identificadas 4 RNs com distorções, além daquelas com erros grosseiros, que também caracterizam distorções. A utilização adequada dessa metodologia requer uma rede GPS de referência densa, constituída de estações com coordenadas geodésicas e altitudes ortométricas, além de um geóide gravimétrico compatível com o do sistema altimétrico de referência.

Downloads

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Nelsi Côgo de Sá, Universidade de São Paulo

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1973) , mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1979) , doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1988) e pós-doutorado pela University New Brunswick (1992) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geofísica, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cartografia e Revisor de periódico da Boletim de Ciências Geodésicas. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geodésia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Campo de gravidade, Geóide, Estrutura crustal.

Como Citar

SOUZA, Deborah Valandro de; DE SÁ, Nelsi Côgo. IDENTIFICAÇÃO DE DISTORÇÕES EM REDES ALTIMÉTRICAS USANDO GEÓIDE E GPS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44888. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44888. Acesso em: 13 abr. 2025.