SOBRE A ESTIMAÇÃO E MODELAGEM DE FUNÇÕES COVARIÂNCIAS NA COLOCAÇÃO POR MÍNIMOS QUADRADOS

Conteúdo do artigo principal

Sergio Florencio de Souza
Nelsi Côgo de Sá

Resumo

Nestas últimas décadas tem aumentado o interesse na determinação de geóides gravimétricos, um dos principais motivos, é a sua utilização na determinação de altitudes ortométricas a partir das altitudes geométricas, obtidas no posicionamento por satélite (GPS). Vários são os métodos utilizados para a determinação do geóide, como a integral de Stokes e suas variantes, colocação por mínimos quadrado, colocação rápida (fast collocation), entre outros. A colocação por mínimos quadrados permite a estimação eficiente do campo de gravidade, mediante a utilização das características estatísticas de dados heterogêneos sobre a forma de funções covariâncias. Portanto, a interpretação estatística da colocação, é baseada no pressuposto de que as observações do campo de gravidade são uma realização de um processo estocástico e que, quer as observações, ou os sinais a serem estimados, são variáveis centradas. A função covariância é o elemento central desse processo, toda a informação relativa ao comportamento do campo de gravidade, sua variabilidade, distancia de correlação e anisotropias, bem como a relação funcional entre os vários elementos do campo estão condicionados a eficiência na sua determinação. O presente trabalho tem por objetivo a discussão da modelagem das funções covariâncias, a partir da utilização de dados com distribuição regular e irregular. A distribuição dos dados tem implicações diretas com a estimação dos parâmetros da função covariância. Sendo assim, serão vistos os fundamentos teóricos dos métodos de estimação das funções covariâncias, seguida da aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUZA, S. F.; DE SÁ, N. C. SOBRE A ESTIMAÇÃO E MODELAGEM DE FUNÇÕES COVARIÂNCIAS NA COLOCAÇÃO POR MÍNIMOS QUADRADOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/rbcv60n1-44887. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44887. Acesso em: 3 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sergio Florencio de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia.

Nelsi Côgo de Sá, Universidade de São Paulo

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1973) , mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1979) , doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1988) e pós-doutorado pela University New Brunswick (1992) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geofísica, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cartografia e Revisor de periódico da Boletim de Ciências Geodésicas. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geodésia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Campo de gravidade, Geóide, Estrutura crustal.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)