ANÁLISE DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO VACACAÍ-VACACAÍ MIRIM
Main Article Content
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar as alterações do escoamento superficial na bacia hidrográfica do Vacacaí-Vacacaí Mirim, considerando as mudanças de uso e cobertura da terra para os anos de 1990 e 2009. Esta bacia está localizada no Centro Ocidente do estado do Rio Grande do Sul, tem uma área de 11.195 km² e os municípios que a compõem têm sua renda provinda principalmente da atividade agropecuária. Utilizando técnicas de geoprocessamento, se aplicou o modelo Curve Number (CN) desenvolvido pelo Soil Conservation Service (SCS), com o intuito de analisar as alterações do escoamento superficial na bacia hidrográfica, em função das mudanças de uso e cobertura da terra para os anos de 1990 e 2009. O trabalho busca uma modelagem do escoamento superficial em uma bacia predominantemente rural e carente de dados hidrológicos, contribuindo assim para o auxílio ao planejamento e gerenciamento desta. Inicialmente, se realizou a caracterização física da bacia, buscando identificar e estudar as peculiaridades referentes à litologia e uso e cobertura, que serviram de subsídio para a elaboração dos mapas de uso e cobertura da terra e do potencial de escoamento superficial. Para a obtenção do mapa de grupos hidrológicos de solos se utilizou um mapa de tipos de solos já existente, e posteriormente cada tipo de solo foi reclassificado de acordo com suas características hidrológicas. Os mapas de uso e cobertura resultaram da segmentação, utilizando um algoritmo de crescimento de regiões, e posterior classificação por regiões baseada na distância de Bhattacharya, das imagens TM/Landsat 5 correspondentes à área em estudo para cada ano analisado. A partir da integração dos mapas de uso e cobertura do solo para os anos de 1990 e 2009 e do mapa de grupos hidrológicos se obteve o mapa de potencial de escoamento superficial ou Curve Number para cada ano considerado. O processamento das imagens e a integração das informações se realizaram utilizando o software SPRING. A metodologia proposta mostrou-se eficiente possibilitando a análise do escoamento superficial da bacia para cada ano analisado.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").