USO DE SÉRIES TEMPORAIS EVI/MODIS E ANÁLISE HARMÔNICA PARA O ESTUDO DA BACIA DO RIO TAQUARI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta o uso da análise harmônica sobre imagens EVI do MODIS com o intuito de conhecer o potencial desta técnica no estudo da dinâmica da bacia do rio Taquari, região do Pantanal. Usando uma serie de 23 imagens do ano de 2005 foram calculadas as imagens: amplitude e ângulo de fase, assim como o termo aditivo. Os resultados obtidos mostraram que as imagens amplitudes apresentam valores baixos no primeiro harmônico, o que indica poucas mudanças durante o período em estudo; já as áreas de inundação permanente são caracterizadas por apresentarem os menores valores de amplitude. As maiores variações da amplitude correspondem às áreas agrícolas. A resposta das culturas com padrão unimodal, tem uma resposta elevada no primeiro harmônico, e valores baixos nos termos restantes; já as culturas com padrão bimodal, têm uma resposta maior no segundo harmônico. A imagem fase do primeiro harmônico indica maiores variações no período de janeiro a março, que é a época de maior intensidade de chuvas no pantanal. A fase mostrou que o leque aluvial do rio Taquari apresenta uma resposta bem diferenciada do restante da bacia e está relacionada com as áreas inundadas na época de novembro e dezembro. As imagens variância do primeiro harmônico indicam uma diferença entre a planície e o planalto: na planície, os menores valores no primeiro harmônico correspondem às áreas sujeitas a inundação, com valores menores do que 20%; a maior parte do planalto apresenta valores de variância superiores a 20%, predominando os valores entre 60 e 80%.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
LACRUZ, María Silvia Pardi; SOUSA JÚNIOR, Manoel de Araújo. USO DE SÉRIES TEMPORAIS EVI/MODIS E ANÁLISE HARMÔNICA PARA O ESTUDO DA BACIA DO RIO TAQUARI. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n1-43958. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43958. Acesso em: 25 abr. 2025.