O MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO MEDIADOR NO ENSINO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Main Article Content
Abstract
No ensino da Geografia a utilização de mapas traz noções espaciais que são compreendidas pela relação da representação com o conteúdo espacial. Para que o mapa cumpra com sua função na espacialização dos conceitos e dados geográficos é importante que ocorra o aprendizado com o significado proposto. Esse texto traz o resultado de discussões abordadas no trabalho elaborado a partir de pesquisa realizada na dissertação de mestrado, defendida em março de 2016, na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, intitulada: "Os limites para compreender o mapa do lugar". O objetivo deste texto é mencionar a importância o uso de mapa como recurso mediador para o ensino DO MUNICÍPIO, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa demonstrou que os mapas, raramente são usados para o ensino desta categoria geográfica nas séries iniciais. A análise foi realizada a partir dos ideais dos conceitos de mediação, de sentido e de significado, baseados em Vigotski e Bakhtin, respectivamente. No contexto do ensino da Cartografia como linguagem se discute, por meio da semiologia Gráfica e da teoria cognitiva, o mapa no currículo da educação geográfica.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").