A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO SIG NAS DISPUTAS TERRITORIAIS E NAS DISPUTAS CARTOGRÁFICAS

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Paulo Roberto F. de Abreu
Antonio Carlos Castrogiovanni

Abstract

O texto relata a importância do ensino da Educação Cartográfica nas escolas, num processo de formação cartográfica; bem como da tecnologia do SIG, nas disputas territoriais e nas construções cartográficas. Sabe-se que a discussão do conceito de território, tem sido objeto de intensos debates para geógrafos e cientistas sociais. Reffestin, (2009), entende que o território não poderia ser nada mais que o produto dos atores sociais; e que são esses atores que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, que é o espaço. Neste sentido, se o território se relaciona ao poder, a cartografia por si só, representa uma ferramenta de manutenção deste poder. Assim constata-se a importância que tem o conhecimento cartográfico adquirido nas escolas, pois os alunos, sujeitos sociais, poderão analisar, diagnosticar erros, e posicionarem-se em projetos que tem como foco as disputas territoriais.

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DE ABREU, P. R. F.; CASTROGIOVANNI, A. C. A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO SIG NAS DISPUTAS TERRITORIAIS E NAS DISPUTAS CARTOGRÁFICAS. Brazilian Journal of Cartography, [S. l.], v. 62, n. 3, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n3-43689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43689. Acesso em: 22 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Paulo Roberto F. de Abreu, FAMASUL - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul de Pernambuco

FAMASUL-Departamento de Geografia Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências

Antonio Carlos Castrogiovanni, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Geociências

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