AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE COERÊNCIA ESPECTRAL PARA SELEÇÃO DE MEMBROS DE REFERÊNCIA EM IMAGENS HIPERESPECTRAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A escolha acertada de membros de referência (MR) em imagens hiperespectrais é uma etapa importante do processo de classificação de alvos. Entre outros modelos, que utilizam os membros de referência, está o modelo linear de mistura espectral (MLME) que tem sido usado extensivamente na estimativa das frações abundâncias associadas aos MR. Propõem-se neste trabalho dois métodos para a seleção semi-automática dos MR. Estes métodos baseiam-se no conceito de coerência espectral, derivado do coeficiente de correlação. Nas metodologias propostas escolhem-se, a priori, amostras espectrais associadas a classes de alvos. Estas amostras candidatas a serem escolhidas como MR, são comparadas entre si pela medida de coerência espectral. O subconjunto de amostras que apresentar menor coerência relativa será escolhido como MR. Os métodos são testados e comparados com imagens hiperespectrais obtidas pelo sensor AVIRIS (Airborne Visible/InfraRed Imaging Spectrometer).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PIZARRO, M. A.; FERNANDES, D. AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE COERÊNCIA ESPECTRAL PARA SELEÇÃO DE MEMBROS DE REFERÊNCIA EM IMAGENS HIPERESPECTRAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n2-44951. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44951. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").