MONITORAMENTO DA COLHEITA DA CANA-DE-AÇÚCAR POR MEIO DE IMAGENS MODIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As técnicas de sensoriamento remoto e de Sistema de Informação Geográfica (SIG) apresentam um grande potencial para monitorar algumas atividades agrícolas relevantes da cultura da cana-de-açúcar. Diversas características desta cultura favorecem sua identificação em imagens de satélites de sensoriamento remoto. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método operacional usando imagens do sensor MODIS para periodicamente estimar a área colhida de cana-de-açúcar durante seu período de oito meses de colheita (abril a novembro) no Estado de São Paulo. Diversas técnicas de processamento de imagens foram aplicadas em composições multitemporais de NDVI (produto MOD13Q1) e em composições especialmente desenvolvidas (MODCSH) para identificar e estimar a área colhida de cana-de-açúcar. Imagens de resolução espacial média (Landsat-5 e CBERS-2) e dados de campo provenientes de uma usina sucroalcooleira foram utilizados na elaboração de um mapa de referência para avaliar a qualidade das estimativas. Os melhores resultados foram alcançados quando imagens de composições MODCSH de datas subseqüentes foram subtraídas. Isto permitiu estimar corretamente 95,2% da área total colhida do mapa de referência. Já na avaliação da evolução temporal da colheita ao longo da safra foi obtido um r = 0,95 para a correlação entre as estimativas de área colhida em cada uma das imagens MODIS (composição MODCSH) e as correspondentes datas dos mapas de referência, indicando que estas imagens podem ser usadas para monitorar a atividade da colheita da cana-de-açúcar.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DE AGUIAR, Daniel Alves; RUDORFF, Bernardo Theodor Friedrich; RIZZI, Rodrigo; SHIMABUKURO, Yosio Edemir. MONITORAMENTO DA COLHEITA DA CANA-DE-AÇÚCAR POR MEIO DE IMAGENS MODIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 4, 2009. DOI: 10.14393/rbcv60n4-44863. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44863. Acesso em: 5 dez. 2025.