SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CARTOGRAFIA, ARTE E DESIGN
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do artigo é resgatar as abordagens contemporâneas sobre a relação entre Cartografia, Arte e Design e discutir suas características. Embora a consagrada associação entre cartografia e arte, lato sensu, possa ser considerada decorrência de um processo histórico, referências bibliográficas indicam a necessidade de rever o conceito de arte usado no meio cartográfico. O principal argumento dos pesquisadores é de que as qualidades estéticas (harmonia e equilíbrio) dos mapas atuais se mantiveram, mas a funcionalidade da comunicação se ampliou. Assim, a relação entre arte e mapas pré-modernos não sustentaria os elementos estéticos da cartografia do século XXI. Ponderam que a associação do termo "design gráfico" à cartografia, ao invés da arte, seja mais compatível do ponto de vista terminológico, reafirmando seu papel de "arte funcional". Constatou-se a pertinência dessa corrente de pensamento, principalmente se considerarmos as funções da maioria das cartas topográficas e mapas temáticos e, também, as características da web pela qual trafegam.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SUNAGAWA, W. K.; QUEIROZ FILHO, A. P. de. SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CARTOGRAFIA, ARTE E DESIGN. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n1-44733. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44733. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").