INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS: EXEMPLO DO PARQUE ESTADUAL DE INTERVALES - SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse trabalho apresenta uma proposta metodológica para elaboração de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE). Os procedimentos foram validados por um protótipo sobre o Parque Estadual de Intervales - SP. Os benefícios da metodologia foram descritos e as limitações discutidas. Conclui-se que as IDEs são excelentes alternativas para administrar e compartilhar dados espaciais institucionais. Sua implantação foi facilitada pela existência de tecnologia básica gratuita na Web. Considerando também as diferenças organizacionais entre as instituições, recomenda-se o desenvolvimento da IDE em estágios, de forma que a continuidade da sua implantação dependa da consolidação de cada uma das etapas precursoras. Dessa forma, o impacto das desigualdades entre as instituições participantes tende a ser minimizado, pois os novos procedimentos operacionais são incorporados progressivamente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
NAKAMURA, E. T.; QUEIROZ FILHO, A. P. de. INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS: EXEMPLO DO PARQUE ESTADUAL DE INTERVALES - SP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 6, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n6-43815. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43815. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").