MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA NA CIDADE DE ALTAMIRA (PA) EM 2000 E 2010, COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO LINEAR DE MISTURA ESPECTRAL DE IMAGENS DO SENSOR TM

Conteúdo do artigo principal

Mayumi Cursino de Moura Hirye
Diógenes Alves
Hermann Kux

Resumo

A cidade de Altamira (PA) passou por transformações importantes em seu território desde a década de 1970, quando se acelerou a expansão da fronteira agrícola na Amazônia. Novas formas de ocupação urbana foram justapostas às estruturas urbanas herdadas de períodos anteriores, ao lado da expansão da área urbanizada. Na década de 1970, a população urbana cresceu a uma taxa média de 16% ao ano. No período subsequente, o ritmo de crescimento diminuiu, chegando à média de 3% ao ano, entre 2000 e 2010. Neste trabalho, foi elaborada e avaliada uma metodologia para classificação da cobertura da terra de imagens do sensor TM de Altamira para os anos de 2000 e 2010, com a utilização das técnicas de Modelos Lineares de Mistura Espectral e Vegetação-Impermeabilização-Solo (V-I-S). A acurácia dos mapas de cobertura da terra foi avaliada com base em ortofotos, registradas e mosaicadas. As classes de vegetação e impermeabilização apresentaram boa concordância com a referência, enquanto a classe de solo apresentou confusão tanto com as áreas impermeabilizadas como com as áreas de vegetação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
HIRYE, M. C. de M.; ALVES, D.; KUX, H. MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA NA CIDADE DE ALTAMIRA (PA) EM 2000 E 2010, COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO LINEAR DE MISTURA ESPECTRAL DE IMAGENS DO SENSOR TM. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44731. Acesso em: 24 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mayumi Cursino de Moura Hirye, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Arquiteta Urbanista