MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA NA CIDADE DE ALTAMIRA (PA) EM 2000 E 2010, COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO LINEAR DE MISTURA ESPECTRAL DE IMAGENS DO SENSOR TM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cidade de Altamira (PA) passou por transformações importantes em seu território desde a década de 1970, quando se acelerou a expansão da fronteira agrícola na Amazônia. Novas formas de ocupação urbana foram justapostas às estruturas urbanas herdadas de períodos anteriores, ao lado da expansão da área urbanizada. Na década de 1970, a população urbana cresceu a uma taxa média de 16% ao ano. No período subsequente, o ritmo de crescimento diminuiu, chegando à média de 3% ao ano, entre 2000 e 2010. Neste trabalho, foi elaborada e avaliada uma metodologia para classificação da cobertura da terra de imagens do sensor TM de Altamira para os anos de 2000 e 2010, com a utilização das técnicas de Modelos Lineares de Mistura Espectral e Vegetação-Impermeabilização-Solo (V-I-S). A acurácia dos mapas de cobertura da terra foi avaliada com base em ortofotos, registradas e mosaicadas. As classes de vegetação e impermeabilização apresentaram boa concordância com a referência, enquanto a classe de solo apresentou confusão tanto com as áreas impermeabilizadas como com as áreas de vegetação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
HIRYE, M. C. de M.; ALVES, D.; KUX, H. MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA NA CIDADE DE ALTAMIRA (PA) EM 2000 E 2010, COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO LINEAR DE MISTURA ESPECTRAL DE IMAGENS DO SENSOR TM. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n1-44731. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44731. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").