REVISÃO DE MODELOS PARA O RETROESPALHAMENTO SAR DA NEVE E DO GELO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O propósito deste artigo é discutir a evolução dos métodos de simulação do retroespalhamento radar/SAR em massas de neve e gelo, compreendendo as abordagens físicas e empíricas neste processo. O presente trabalho busca compilar os diversos modelos de retroespalhamento radar/SAR de neve e gelo na faixa de microondas compreendida pela banda X propostos na literatura, comparando seus resultados, contribuições e limitações a fim de promover um material de orientação para pesquisa e emprego dos diversos modelos de retroespalhamento atualmente disponíveis. Assim, os principais modelos de retroespalhamento atuais serão descritos, implementados e finalmente comparados. Como fonte de validação dos modelos, serão considerados dados comuns de entrada, constituídos de dados estratigráficos e de temperatura da neve em um perfil de 2m de profundidade e dados radar/SAR Cosmo-SkyMed na banda X coletados na região da geleira Union no verão antártico de 2011-2012.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ESPINOZA, J. M. de A.; ARIGONY-NETO, J.; JAÑA, R. REVISÃO DE MODELOS PARA O RETROESPALHAMENTO SAR DA NEVE E DO GELO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 3, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n3-44655. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44655. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").