MODELAGEM BATIMÉTRICA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO: II - AVALIAÇÃO DO VOLUME ATUAL E DA TAXA DE SEDIMENTAÇÃO NO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE 1978 E 2009
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O reservatório de Sobradinho é fundamental para regularização de vazão para geração de energia do sistema de usinas hidrelétricas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. Assim, o conhecimento sobre a evolução do volume de armazenamento e taxas de sedimentação torna-se importante para um programa de gestão ambiental desse corpo hídrico. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo realizar a modelagem desses dois parâmetros por meio de técnicas de geoprocessamento. Foram georreferenciadas e digitalizadas 76 cartas topográficas com equidistância de 2,5 m da década de 70. Após, foi gerado o banco de dados altimétrico do fundo do reservatório e em seguida foi determinada a imagem do relevo por meio do interpolador rede irregular triangular (Linear), mesmo método aplicado aos dados da batimetria. Utilizando as duas superfícies, batimétrica e topográfica, foi gerado a imagem da diferença do relevo do reservatório entre os anos de 1978 e 2009. O volume de armazenamento determinado com base nas cartas topográficas em 1978 foi de 34,11 km3 e o calculado no Spring foi de 34,62 km3 considerando a cota de 392,5 metros. O valor atual baseado na batimetria considerando o interpolador RTIL foi de 31,29 Km3. Logo, o volume de sedimento acumulado foi de 3,33 Km3, correspondendo a uma taxa de sedimentação no período avaliado de 8,25%. Considerando a média de todos os interpoladores o valor médio geral da taxa de sedimentação foi de 7,47 %.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
LOPES, Hélio Leandro; RIBEIRO NETO, Alfredo; CIRILO, José Almir. MODELAGEM BATIMÉTRICA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO: II - AVALIAÇÃO DO VOLUME ATUAL E DA TAXA DE SEDIMENTAÇÃO NO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE 1978 E 2009. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44641. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44641. Acesso em: 5 dez. 2025.