MODELAGEM BATIMÉTRICA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO: II - AVALIAÇÃO DO VOLUME ATUAL E DA TAXA DE SEDIMENTAÇÃO NO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE 1978 E 2009

Conteúdo do artigo principal

Hélio Leandro Lopes
Alfredo Ribeiro Neto
José Almir Cirilo

Resumo

O reservatório de Sobradinho é fundamental para regularização de vazão para geração de energia do sistema de usinas hidrelétricas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. Assim, o conhecimento sobre a evolução do volume de armazenamento e taxas de sedimentação torna-se importante para um programa de gestão ambiental desse corpo hídrico. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo realizar a modelagem desses dois parâmetros por meio de técnicas de geoprocessamento. Foram georreferenciadas e digitalizadas 76 cartas topográficas com equidistância de 2,5 m da década de 70. Após, foi gerado o banco de dados altimétrico do fundo do reservatório e em seguida foi determinada a imagem do relevo por meio do interpolador rede irregular triangular (Linear), mesmo método aplicado aos dados da batimetria. Utilizando as duas superfícies, batimétrica e topográfica, foi gerado a imagem da diferença do relevo do reservatório entre os anos de 1978 e 2009. O volume de armazenamento determinado com base nas cartas topográficas em 1978 foi de 34,11 km3 e o calculado no Spring foi de 34,62 km3 considerando a cota de 392,5 metros. O valor atual baseado na batimetria considerando o interpolador RTIL foi de 31,29 Km3. Logo, o volume de sedimento acumulado foi de 3,33 Km3, correspondendo a uma taxa de sedimentação no período avaliado de 8,25%. Considerando a média de todos os interpoladores o valor médio geral da taxa de sedimentação foi de 7,47 %.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES, H. L.; RIBEIRO NETO, A.; CIRILO, J. A. MODELAGEM BATIMÉTRICA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO: II - AVALIAÇÃO DO VOLUME ATUAL E DA TAXA DE SEDIMENTAÇÃO NO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE 1978 E 2009. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44641. Acesso em: 20 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alfredo Ribeiro Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia Civil