MODELAGEM BATIMÉTRICA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO: I - GERAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SUPERFÍCIES BATIMÉTRICAS UTILIZANDO INTERPOLADORES ESPACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Historicamente o reservatório de Sobradinho não possui levantamento batimétrico após a sua implantação. Os dados batimétricos são relevantes para estudos sedimentológicos e de perdas de volumes em corpos hídricos. Para a modelagem desses parâmetros é fundamental a geração de uma superfície com interpolador espacial que obtenha melhores resultados estatísticos referente à superfície batimétrica. Nesse sentido, foi realizado levantamento ecobatimétrico do reservatório de Sobradinho localizado no norte do Estado da Bahia, que faz parte da bacia do rio são Francisco. Para a determinação da superfície batimétrica no reservatório de Sobradinho, foram testados seis interpoladores e avaliados em função de estatísticas descritivas, erro médio, coeficiente de correlação e raiz do desvio médio quadrático - RMSD. Para a validação das superfícies interpoladas, foram separados 10% das amostras. Os interpoladores que apresentaram melhores desempenhos estatísticos foram a rede triangular irregular linear (RTIL) e o spline mitasova (SM). Para esses interpoladores, o coeficiente de correlação foi de 0,92 para o RTIL e 0,91 para o SM. Em relação ao RMSD, a superfície gerada a partir do RTIL obteve valor de 2,07 m enquanto que a superfície obtida pelo interpolador SM apresentou valor de 2,16 m.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LOPES (IN MEMORIAM), H. L.; NETO, A. R.; CIRILO, J. A. MODELAGEM BATIMÉTRICA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO: I - GERAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SUPERFÍCIES BATIMÉTRICAS UTILIZANDO INTERPOLADORES ESPACIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43870. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43870. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").