MODELAGEM BATIMÉTRICA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO: I - GERAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SUPERF͍CIES BATIMÉTRICAS UTILIZANDO INTERPOLADORES ESPACIAIS

Conteúdo do artigo principal

Hélio Leandro Lopes (in memoriam)
Alfredo Ribeiro Neto
José Almir Cirilo

Resumo

Historicamente o reservatório de Sobradinho não possui levantamento batimétrico após a sua implantação. Os dados batimétricos são relevantes para estudos sedimentológicos e de perdas de volumes em corpos hídricos. Para a modelagem desses parâmetros é fundamental a geração de uma superfície com interpolador espacial que obtenha melhores resultados estatísticos referente à superfície batimétrica. Nesse sentido, foi realizado levantamento ecobatimétrico do reservatório de Sobradinho localizado no norte do Estado da Bahia, que faz parte da bacia do rio são Francisco. Para a determinação da superfície batimétrica no reservatório de Sobradinho, foram testados seis interpoladores e avaliados em função de estatísticas descritivas, erro médio, coeficiente de correlação e raiz do desvio médio quadrático - RMSD. Para a validação das superfícies interpoladas, foram separados 10% das amostras. Os interpoladores que apresentaram melhores desempenhos estatísticos foram a rede triangular irregular linear (RTIL) e o spline mitasova (SM). Para esses interpoladores, o coeficiente de correlação foi de 0,92 para o RTIL e 0,91 para o SM. Em relação ao RMSD, a superfície gerada a partir do RTIL obteve valor de 2,07 m enquanto que a superfície obtida pelo interpolador SM apresentou valor de 2,16 m.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES (IN MEMORIAM), H. L.; NETO, A. R.; CIRILO, J. A. MODELAGEM BATIMÉTRICA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO: I - GERAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SUPERF͍CIES BATIMÉTRICAS UTILIZANDO INTERPOLADORES ESPACIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43870. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43870. Acesso em: 18 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Hélio Leandro Lopes (in memoriam), Universidade Federal do Vale do São Francisco

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Alfredo Ribeiro Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

José Almir Cirilo, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco