EXTENSÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE ROBUSTEZ PARA MÚLTIPLOS OUTLIERS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na análise de robustez, a "robustez" de uma rede geodésica é compreendida como a capacidade desta rede geodésica em "resistir" a deformações causadas por erros "não detectados" nas observações. A análise de robustez foi originalmente concebida combinando a análise de tensões com a teoria de conï¬abilidade convencional, que considera somente uma observação contaminada por erro por vez. Este artigo tem como objetivo apresentar uma extensão do método da análise de robustez para o cenário de múltiplos outliers (erros) nas observações, considerando medidas de conï¬abilidade generalizadas para estes casos. O desenvolvimento matemático do método proposto é apresentado e aplicado em um exemplo numérico envolvendo uma poligonal topográï¬ca simulada, onde é apresentado o cálculo do potencial de deformação desta rede por meio da análise de robustez tradicional, e também por meio da análise de robustez generalizada, considerando um exemplo de dois outliers simultâneos. Na análise dos experimentos, veriï¬cou-se que as duas abordagens apresentaram resultados diferentes, entretanto, a abordagem generalizada para múltiplos outliers não necessariamente apresentou os resultados mais críticos em todos os casos, provavelmente devido ao fato da análise de robustez ser uma técnica diferencial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
KLEIN, I.; MATSUOKA, M. T.; FLORENCIO DE SOUZA, S. EXTENSÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE ROBUSTEZ PARA MÚLTIPLOS OUTLIERS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 1, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n1-44471. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44471. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").