MAPA GEOECOLÓGICO DE POTENCIALIDADE A OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA/RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os incêndios vêm modificando progressivamente a paisagem do Parque Nacional do Itatiaia (PARNA do Itatiaia). Sua freqüência reduz o número de árvores e facilita a propagação de espécies que dificultam a regeneração de outras plantas. Além disso, o fogo modifica o solo, com perda de nutrientes e possibilidade de erosão e compactação. O presente artigo busca diagnosticar e avaliar o estado de vulnerabilidade do PARNA do Itatiaia em relação à problemática dos incêndios através de um mapa geoecológico de potencialidade a ocorrência de incêndios, elaborado a partir de técnicas de geoprocessamento e do método analítico-integrativo. O mapa foi validado a partir da comparação com uma mancha de incêndio, onde foi evidenciada uma eficiência de 94,3%. Avaliando o mapeamento como um todo para o PARNA do Itatiaia, foi constatado uma predominância de áreas classificadas como de alta e média potencialidade, justificando a sua condição de uma das principais unidades de conservação a ser afetada por incêndios. O mapeamento geoecológico desenvolvido assume grande importância na medida em que localiza e caracteriza as áreas mais sensíveis a ocorrência de incêndios, possibilitando um melhor planejamento de prevenção, combate e controle de incêndios no PARNA do Itatiaia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, L. de C. V.; FERNANDES, M. do C.; MENEZES, P. M. L. de; ARGENTO, M. S. F. MAPA GEOECOLÓGICO DE POTENCIALIDADE A OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA/RJ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n3-43649. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43649. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").