Discussão do gênero como construção social a partir da elaboração de folder educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72013

Palavras-chave:

Papéis de Gênero, Construção Social do Gênero, Educação em Saúde

Resumo

Este texto tem o objetivo de descrever a vivência de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco no processo de desenvolvimento de um folder com a finalidade de corroborar nas discussões relacionadas aos impactos da construção social do gênero na sociedade. Na concepção do folder, os pesquisadores primaram por uma construção de conteúdo adequada à população geral, priorizando uma linguagem democrática e problematizadora, que revelasse o impacto da construção social do gênero na sociedade e demonstrasse o seu caráter estruturador. O folder foi escolhido por ser de fácil concepção e difusão, podendo suscitar a curiosidade dos leitores por meio de tópicos problematizadores que possuem o objetivo de “desestruturar” os conceitos de masculinidade e feminilidade. A experiência evidenciou o desafio relacionado à elaboração de um material educativo no debate da construção social do gênero, principalmente pela profundidade do tema e as várias formas possíveis de abordá-lo. O folder apresentou-se como uma ferramenta útil no compartilhamento de informações, sendo um interessante instrumento promotor de educação em saúde.

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Biografia do Autor

Diogenes Ferreira dos Passos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS/IMIP).

Carolina Novaes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

PASSOS, D. F. dos; NOVAES, C. Discussão do gênero como construção social a partir da elaboração de folder educativo . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 258–268, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72013. Acesso em: 8 nov. 2024.

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