Escola e democracia

o conceito de educação escolar como a pertinência do aprender com o ensinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-66906

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Escola, Ensino

Resumo

O objetivo deste ensaio consiste em analisar os impasses na educação na interface entre escola e democracia. Para analisar a escola e a democracia, partimos da proposição de Freud (1996) de que existem três profissões impossíveis – educar, curar e governar. Essa referência permite outra forma de interpretação, em que a discussão sobre a questão da educação escolar se encontra para além do senso crítico do sujeito da razão esclarecida. A justificativa deste ensaio tem como ponto central compreender as contradições que se apresentam nos impasses da educação para a realização da sociedade democrática em que o professor e o aluno se anulam no campo das relações educativas. A metodologia utilizada encontra-se no campo da teoria crítica, tomando como aporte teórico a Filosofia da Educação. A nossa conclusão se refere diretamente ao elogio da escola como lugar para o exercício da realização da democracia, em que o aprender com o ensinar ocorre numa relação de diálogo, na plena igualdade em estar presente com o outro. Essa experiência escolar de estar presente com o outro seria a possibilidade da realização da pertinência pedagógica do aprender com o ensinar.

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Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil; professor titular da Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, Brasil; coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Interdisciplinar (GEPEI/UNIFEI/CNPq).

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

RODRIGUES, R. Escola e democracia: o conceito de educação escolar como a pertinência do aprender com o ensinar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 196–212, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-66906. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66906. Acesso em: 21 nov. 2024.