Educação Popular em Saúde

uma análise de estratégias de implementação e a convergência de princípios da EPS em planos estaduais de educação permanente em saúde no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73512

Palabras clave:

Saúde Pública, Controle Social Formal, Educação Popular em Saúde

Resumen

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que analisou a existência de estratégias institucionalizadas de educação popular em saúde (EPS) e o grau de convergência da inclusão de princípios da EPS em planos estaduais de educação permanente. O método se caracteriza como um estudo de casos que desenvolveu uma análise de conteúdo temático com grau de convergência conceitual. Uma matriz de categorias operacionais foi estabelecida e aplicada aos documentos identificados. Os resultados demonstram que há estratégias de implementação da EPS em todas as regiões geográficas brasileiras, com concentração no Nordeste. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde e seu plano operativo são propostas com grau de convergência avançado para os princípios da EPS. Foram identificados três planos estaduais de educação permanente em saúde, com grau de convergência intermediário para os princípios participação, controle social e gestão participativa; avançado para a formação, comunicação e produção de conhecimento; e insuficiente para o cuidado em saúde, intersetorialidade e diálogos multiculturais. Conclui-se serem necessários esforços para a efetivação da EPS, resistindo a modelos de formação tecnicistas de gestão centralizada e de negação da participação social no Sistema Único de Saúde.

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Biografía del autor/a

José Marcos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pela Universidade de Coimbra, Portugal, com período cotutela no Centro de Estudos Sociais desta instituição, e em Curso Internacional em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida no Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil; com período sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal.

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Publicado

2024-08-14

Cómo citar

SILVA, J. M. da. Educação Popular em Saúde: uma análise de estratégias de implementação e a convergência de princípios da EPS em planos estaduais de educação permanente em saúde no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 47–64, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73512. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73512. Acesso em: 25 ago. 2024.

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