Aspectos educativos das lutas contemporâneas em defesa da educação pública
uma análise do Encontro Nacional de Educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-60400Palabras clave:
Direito à educação., Plano Nacional de Educação, Qualidade social, Análise Textual DiscursivaResumen
Este texto está inserido nas discussões acerca dos movimentos sociais populares e sua articulação em torno da luta pela educação. O artigo apresenta os resultados e reflexões de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com o objetivo de compreender alguns aspectos educativos presentes nas lutas contemporâneas em defesa da educação pública. Para tanto, foi desenvolvido um estudo documental sobre os materiais produzidos e divulgados pelos coletivos convocatórios do I Encontro Nacional de Educação (ENE), realizado em 2014 no Rio de Janeiro-RJ. Os materiais coletados foram submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD) e as categorias da pesquisa foram obtidas de forma indutiva e contextualizadas com referencial teórico crítico sobre as políticas educacionais. A investigação evidenciou como pressupostos implicados na luta pela educação pública: a necessidade de rearticulação dos sujeitos organizados e a reafirmação da educação pública como um direito social e a resistência à fragmentação e mercantilização crescentes no campo educacional a partir do cenário dado pelas políticas educacionais.
Descargas
Citas
ADRIÃO, T.; PERONI, V. (org.) O público e o privado na educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã, 2008.
APPLE, M. Para além da lógica do mercado. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
BOLLMANN, M. da G. N. Revendo o plano nacional de educação: proposta da sociedade brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 657-676, jul./set. 2010. Doi: 10.1590/S0101-73302010000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/58W3L3qtT7cxffMpbtybf4L/abstract/?lang=pt. Acesso em: ?
BRASIL. Câmara dos Deputados. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2001.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
CAMINI, L. Reformas do Estado e a construção das políticas educacionais no Rio Grande do Sul no período 1999 a 2002. In: PERONI, V. M.V.; BAZZO, V. L.; PEGORARO, L. (org.) Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. p. 59-94.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.
GENTILI, P; SILVA, T. T. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Visões críticas. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. (org.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
GOHN, M. G. M. Os movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 333-361, 2011. Doi: 10.1590/S1413-24782011000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vXJKXcs7cybL3YNbDCkCRVp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. 21. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
MORAES, R. ; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Doi: .10.1590/S1516-73132006000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Doi: 10.1590/S1516-73132003000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2021
PERONI, V. M. V.; BAZZO, V. L.; PEGORARO, L. (org.) Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
PERONI, V. M. V. Mudanças na configuração do Estado e sua influência na política educacional. In: PERONI, V. M. V.; BAZZO, V. L.; PEGORARO, L. (org.) Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p.
PERONI, V. M. V. A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 19-31, 2012. Doi: 10.1590/S0103-73072012000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/tpC76cg8bvZGYZJW5BwSfkR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 abr. 2021.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, Natal, v. 15, n. 44, p. 380-412, 2010. Doi: 10.15628/rbept.2019.8218. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8218. Acesso em: 10 abril. 2021.
TREIN, L; GIL, J. Mapa dos planos de carreira docente no Brasil. Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2015. Doi: 10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67565. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/fineduca/article/view/67565. Acesso em: 5 mar. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Evandro de Godoi, Tarcísio Samborski
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.