Aspectos educativos das lutas contemporâneas em defesa da educação pública

uma análise do Encontro Nacional de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60400

Palavras-chave:

Direito à educação., Plano Nacional de Educação, Qualidade social, Análise Textual Discursiva

Resumo

Este texto está inserido nas discussões acerca dos movimentos sociais populares e sua articulação em torno da luta pela educação. O artigo apresenta os resultados e reflexões de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com o objetivo de compreender alguns aspectos educativos presentes nas lutas contemporâneas em defesa da educação pública. Para tanto, foi desenvolvido um estudo documental sobre os materiais produzidos e divulgados pelos coletivos convocatórios do I Encontro Nacional de Educação (ENE), realizado em 2014 no Rio de Janeiro-RJ. Os materiais coletados foram submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD) e as categorias da pesquisa foram obtidas de forma indutiva e contextualizadas com referencial teórico crítico sobre as políticas educacionais. A investigação evidenciou como pressupostos implicados na luta pela educação pública: a necessidade de rearticulação dos sujeitos organizados e a reafirmação da educação pública como um direito social e a resistência à fragmentação e mercantilização crescentes no campo educacional a partir do cenário dado pelas políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Evandro de Godoi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brasil.

Tarcísio Samborski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, Campus Santo Augusto, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

GODOI, E. de; SAMBORSKI, T. . Aspectos educativos das lutas contemporâneas em defesa da educação pública: uma análise do Encontro Nacional de Educação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 88–102, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60400. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60400. Acesso em: 22 jul. 2024.