Reflexões sobre o "pensar certo"

um olhar freireano à relações de gênero e espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60422

Palavras-chave:

Diversidade, Espaço escolar, Trabalho docente

Resumo

Este artigo traz uma reflexão a respeito das relações entre diversidade e discriminação de gênero tendo como espaço social a escola. Para tal abordagem trazemos a contribuição de Paulo Freire por vermos sua obra relacionada, de forma direta e indireta à temática, especialmente no que diz respeito à postura dos educadores frente a situações – problema do fazer pedagógico. Percebemos que para além das políticas públicas, a mobilização dos sistemas de ensino deverá partir de sua realidade e necessidade, constatando-se como possível ponto de partida a disponibilidade de problematizar o cotidiano e as ações dos alunos e professores, bem como deixa subjetivo a necessidade de investir-se na formação contínua dos educadores com o enfoque na temática. O texto também nos desafia a pensar que: se buscamos uma pedagogia humanizadora, ética e democrática tal qual se referencia em Freire, não podemos negligenciar as múltiplas formas de os indivíduos viverem e conviverem, sendo nosso papel, enquanto educadores, promover a discussão e problematizar os preconceitos trazidos pelos alunos, valorizando e respeitando a diversidade na escola.

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Biografia do Autor

Evandro de Godoi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; técnico em educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, Câmpus Santo Augusto, Rio Grande do Sul Brasil.

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

GODOI, E. de. Reflexões sobre o "pensar certo": um olhar freireano à relações de gênero e espaço escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 214–224, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60422. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60422. Acesso em: 2 nov. 2024.