Reflexões sobre o "pensar certo"

um olhar freireano à relações de gênero e espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60422

Palavras-chave:

Diversidade, Espaço escolar, Trabalho docente

Resumo

Este artigo traz uma reflexão a respeito das relações entre diversidade e discriminação de gênero tendo como espaço social a escola. Para tal abordagem trazemos a contribuição de Paulo Freire por vermos sua obra relacionada, de forma direta e indireta à temática, especialmente no que diz respeito à postura dos educadores frente a situações – problema do fazer pedagógico. Percebemos que para além das políticas públicas, a mobilização dos sistemas de ensino deverá partir de sua realidade e necessidade, constatando-se como possível ponto de partida a disponibilidade de problematizar o cotidiano e as ações dos alunos e professores, bem como deixa subjetivo a necessidade de investir-se na formação contínua dos educadores com o enfoque na temática. O texto também nos desafia a pensar que: se buscamos uma pedagogia humanizadora, ética e democrática tal qual se referencia em Freire, não podemos negligenciar as múltiplas formas de os indivíduos viverem e conviverem, sendo nosso papel, enquanto educadores, promover a discussão e problematizar os preconceitos trazidos pelos alunos, valorizando e respeitando a diversidade na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro de Godoi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; técnico em educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, Câmpus Santo Augusto, Rio Grande do Sul Brasil.

Referências

ANDREOLA, B. A. Por uma pedagogia das grandes urgências planetárias. Revista Educação, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 313-330, 2011. Doi: 10.5902/198464443050. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3050. Acesso em: 15 maio 2021.

ARROYO, M. Paulo Freire em tempos de exclusão. In: FREIRE, ARAÚJO, A. M. (org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: UNESP, 2001. p. 163-170.

BRASIL. Orientação sexual. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas sobre uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução de Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: EDUNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MOLL, J. Os tempos da vida nos tempos da escola: em que direção caminha a mudança? In: MOLL et al. Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 101-111.

SEFFNER, F. Equívocos e armadilhas na articulação entre diversidade sexual e políticas de inclusão escolar. In: JUNQUEIRA, R. D. Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC: SECAD: UNESCO, 2009.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

GODOI, E. de. Reflexões sobre o "pensar certo": um olhar freireano à relações de gênero e espaço escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 214–224, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60422. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60422. Acesso em: 21 nov. 2024.