Gestão da Cultura em Instituições de Ensino Superior

perspectivas e desafios na implementação de uma política cultural no contexto das IES brasileiras

Autores/as

  • Alexandre José Molina Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v0n00-49019

Palabras clave:

Cultura, Gestão cultural, Universidade, Política cultural

Resumen

O artigo apresenta uma reflexão sobre a noção de cultura e de política cultural, considerando o processo de gestão da cultura em vias de expansão nas Instituições de Ensino Superior, a partir do contexto da Universidade Federal de Uberlândia, instituição localizada no interior de Minas Gerais, e que congrega um conjunto de ações na perspectiva do fortalecimento da institucionalidade da cultura no ambiente universitário, na promoção e no fomento a projetos culturais da comunidade universitária e na articulação de troca de saberes entre os agentes internos e externos à Universidade. Os desafios são muitos nessa direção, especialmente em tempos de desmontes da política cultural brasileira. O estabelecimento de uma política de cultura, ancorada em princípios, diretrizes e que aponte metas e ações concretas, além de indicadores claros e precisos que possibilitem observar os impactos dessas políticas no contexto universitário, coloca-se como uma possível saída para o fortalecimento e estruturação da cultura nas universidades brasileiras. Destacamos ainda o processo de articulação nacional que tem ocorrido por meio dos agentes de cultura que atuam nas IES brasileiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre José Molina, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Brasil; professor do curso de Dança, no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; Diretor de Cultura, na Pró-reitoria de Extensão e Cultura na mesma instituição.

Citas

ARRUDA, M. O papel da universidade nas políticas culturais (Entrevista). Observatório Itaú Cultural. Disponível em: http://wwwitaucultural.org.br/o-papel-dauniversidade-nas-politicas-culturais-malu-arruda. Acesso em: 9 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Cultura. Resolução CNE-CES n. 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 204-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 19 de dez. 2018.

COELHO, T. A cultura e seu contrário. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2008.

NUNES JUNIOR, P. C. Gestión cultural en instituciones públicas brasileñas de enseñanza superior: diagn´´ostico y posibilidades de acción en rd. Cádiz: Observatorio Atalaya - Universidad de Cádiz, 2017. (Relatório de Pesquisa).

RUBIM, A. A. C. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, A. A. C. (org.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 11-36.

Publicado

2019-06-04

Cómo citar

MOLINA, A. J. Gestão da Cultura em Instituições de Ensino Superior: perspectivas e desafios na implementação de uma política cultural no contexto das IES brasileiras. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 87–99, 2019. DOI: 10.14393/rep-v0n00-49019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49019. Acesso em: 23 jul. 2024.