Educação de jovens e adultos

uma abordagem metodológica para a humanização

Autores/as

  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba
  • Fátima Garcia Chaves Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47109

Palabras clave:

EJA, Educação popular, Círculos de Cultura, Direito à educação

Resumen

Este artigo é produto do subprojeto intitulado “Concepções e práticas interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos – EJA”, vinculado ao projeto guarda-chuva “Perspectivas interdisciplinares na educação”. A abordagem é qualitativa, ancorada a um aparato teórico-documental atrelado ao campo pesquisado. Para a leitura e interpretação das leis e textos selecionados, optou-se pela hermenêutica fenomenológica. Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão teórico-metodológica a partir de alguns documentos legais acerca da EJA, no Brasil, e também acerca das propostas pedagógico-curriculares e dos conteúdos que a estruturam, imbricados ao processo ensino-aprendizagem, fundamentado em uma proposta pedagógica libertadora, humanizadora e emancipatória. Espera-se, com esse trabalho, que se possa fortalecer a criação de práticas humanizadoras, por meio dos Círculos de Cultura, centrados na igualdade de participações livres e autônomas com a finalidade de formar sujeitos igualmente autônomos, críticos, criativos, conscientes e solidariamente dispostos a transformarem a si-mesmos, as relações que estabelecem entre si e o meio em que vivem, e as estruturas da vida social, rompendo com a desumanização em curso e exigindo uma tomada de posição perante a exclusão e a opressão cotidianamente vivenciados.

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Biografía del autor/a

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professor da Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi/Uniube); membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/Uniube) e do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE/UFSCar).

Fátima Garcia Chaves, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; professora na Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil e técnica do Departamento de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2019-10-15

Cómo citar

SOUZA, T. Z. de; CHAVES, F. G. Educação de jovens e adultos: uma abordagem metodológica para a humanização. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 129–145, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47109. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47109. Acesso em: 24 nov. 2024.