A formação do educador de jovens e adultos e os movimentos sociais do campo

Autores/as

  • Ramofly Bicalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art02

Palabras clave:

Educação do Campo, Movimentos Sociais, Formação do Educador de Jovens e Adultos

Resumen

Este artigo é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo em sua articulação com os movimentos sociais, atrelada aos diferentes processos históricos de produção dos saberes. Tem como objetivo apresentar reflexões realizadas acerca da educação de jovens e adultos nos movimentos sociais, ressaltando a importância das histórias de vida, como fatores culturais, políticos e pedagógicos na formação de novos sujeitos sociais, além de compreender a formação política nas escolas do campo e a atuação dos movimentos sociais em uma estreita articulação com a educação popular e emancipadora. O percurso metodológico privilegiou a pesquisa bibliográfica e documental, além de visitas às escolas do campo nos municípios fluminenses que aderiram ao Programa Escola Ativa. Constatamos que a limitação do espaço físico e a falta de condições mínimas de infraestrutura nas escolas do campo podem gerar laços de solidariedade e movimentos reivindicatórios, denunciando o descompromisso histórico do poder público com a educação. Nesse sentido, a formação continuada dos educadores é encarada como práxis libertadora e utilizada no processo de compreensão das lutas pela terra e demandas educacionais defendidas pelos movimentos sociais.

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Biografía del autor/a

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor associado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2018-10-03

Cómo citar

BICALHO, R. A formação do educador de jovens e adultos e os movimentos sociais do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 21–34, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41086. Acesso em: 21 nov. 2024.