Educação do campo e o acesso à educação superior

desafios do contexto atual

Autores/as

  • Patricia Rutz Bierhals Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isaura Isabel Conte Universidade Federal de Rondônia
  • Catiane Cinelli Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art03

Palabras clave:

Educação do Campo, Políticas Públicas, Instituição de Ensino Superior

Resumen

Este texto trata da Educação do Campo, de maneira específica, de políticas e programas voltados à educação superior para as populações do campo, realçando a formação de professores/as do campo. Coloca-se a questão a partir de movimentos ocorridos na sociedade, destacando as lutas de movimentos populares frente à conquista dessa modalidade de educação, suas especificidades e tensões nos últimos vinte anos. Metodologicamente, parte-se de estudos teóricos da Educação do Campo e da inserção direta das autoras nessa modalidade de educação em Universidades, com o desenvolvimento de pesquisas participantes. Destaca-se que é preciso lutar pelas políticas públicas, bem como, programas e convênios entre Estado e Instituições de Ensino Superior em vista de não retroceder ou estagnar completamente na conjuntura atual. Além disso, mostra que a Educação do Campo continua sendo um desafio para os profissionais que atuam na zona rural, para os movimentos populares e sindicais e para as universidades que realizam formação de professores/as.

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Biografía del autor/a

Patricia Rutz Bierhals, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Brasil.

Catiane Cinelli, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal de Rondônia, Brasil

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Publicado

2018-10-03

Cómo citar

BIERHALS, P. R.; CONTE, I. I.; CINELLI, C. Educação do campo e o acesso à educação superior : desafios do contexto atual. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 35–50, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40799. Acesso em: 22 dic. 2024.