Educação do campo no estado de Rondônia

uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73424

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância, Movimentos sociais, Escola família-agrícola, Educação do campo

Resumo

Este texto apresenta e discute resultados de estudos bibliográficos sobre a Educação do Campo no estado de Rondônia/Brasil, cujo objetivo é possibilitar conhecer a publicação disponível e a abrangência das temáticas entre o período de 1998 e 2019. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, tendo como base de dados a plataforma de periódicos CAFe/Capes, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações/Capes. Destaca-se, como relevante: a produção bibliográfica acerca da Educação do Campo no estado de Rondônia ainda é pouca e está grandemente vinculada às temáticas dos movimentos sociais e pedagogia da alternância nas Escolas Família-Agrícola; são percebidos equívocos conceituais de conceber educação com mediação tecnológica ou mesmo escolas rurais, como sendo o mesmo campo conceitual que Educação do Campo. Constata-se, ainda, que há dissonâncias entre bases de dados que deveriam conter os mesmos trabalhos publicados, além do atraso na importação deles, o que dificulta a pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, com período sanduíche na Facultad de Filosofía y Letras na Universidade Nacional Autónoma do México; professora no Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Rondônia, campus de Ji-Paraná.

Edivânia de Souza , Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná, Brasil; voluntária no Projeto de Pesquisa "Educação no Campo do Estado de Rondônia" e participante do Grupo de Pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Formação Docente.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 01/2002, de 3 de abril de 2002. Institui diretrizes operacionais para a educação básica das escolas do campo. Brasília, DF, 2002. Disponível em: https://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf. Acesso em: 28 ago. 2024.

CALDART, R. S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. (org.). Por uma educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. p. 67-86.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. In: MOLINA, M. C. (org.). Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p. 103-126.

CAMPOS, L. R. M. et al. A revisão bibliográfica e a pesquisa bibliográfica numa análise qualitativa. Cadernos da Fucamp, Minas Gerais, v. 22, n. 57, p. 96-110, 2023. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3042. Acesso em: 1º maio 2023.

FERNADES, B. M. Educação do campo e território camponês no Brasil. In: SANTOS, C. A. Por uma educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. p. 39-66.

FOERSTE, E.; SCHUTZ-FOERSTE, G. M.; MERLER, A. Educação do campo e culturas: uma discussão sobre pedagogias alternativas. Visioni Latinoamericane, Trieste, n. 8, p. 30-41, 2013. Disponível em: https://www.openstarts.units.it/server/api/core/bitstreams/45bd8360-05e6-4188-80b4-08ce247c8c5a/content. Acesso em: 23 jun. 2024.

GARCIA, E. Pesquisa bibliográfica versus revisão bibliográfica: uma discussão necessária. Línguas e Letras, Cascavel, v. 17, n. 35, p. 291-294, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/13193. Acesso em: 3 abr. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Lei nº 3.846, de 4 de julho de 2016. Institui o Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e dá outras providências. Rondônia, 2016. Disponível em: https://sapl.al.ro.leg.br/norma/7574. Acesso em: 28 ago. 2024.

MOLINA, M. C. CPC 2: formação e trabalho docente na escola do campo. In: MOLINA, M. C. (org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p. 26-35.

SÁ, L. M.; MOLINA, M. C. Políticas de educação superior no Campo. In: MOLINA, M. C. (org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010. p. 74-82.

SANTOS, R. B. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 51, p. 110-224, out./dez. 2017. DOI 10.12957/teias.2017.24758. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/tei/v18n51/1518-5370-tei-18-51-0210.pdf. Acesso em: 23 jun. 2024.

SOUZA, M. M. Imperialismo e educação do campo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

VALADÃO, A. D. A pedagogia da alternância sob a perspectiva dos estudantes da Efa-Itapirema de Ji-Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Rondônia, 2011. Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2001. Acesso em: 28 ago. 2024.

VALADÃO, A. D.; BACKES, J. L. B. A educação do campo em Ji-Paraná, RO: a mesmidade e a interdição de identidades camponesas. Interações, Campo Grande, v. 19, n. 2, p. 277-290, abr./jun. 2018. DOI 10.20435/inter.v19i2.1597. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/TYJzrLQj9jm7vf3rxLB9HQw/. Acesso em: 28 ago. 2024.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

CONTE, I. I.; SOUZA , E. de. Educação do campo no estado de Rondônia: uma revisão bibliográfica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 521–539, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73424. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73424. Acesso em: 21 nov. 2024.