Educação do campo no estado de Rondônia
uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73424Palavras-chave:
Pedagogia da alternância, Movimentos sociais, Escola família-agrícola, Educação do campoResumo
Este texto apresenta e discute resultados de estudos bibliográficos sobre a Educação do Campo no estado de Rondônia/Brasil, cujo objetivo é possibilitar conhecer a publicação disponível e a abrangência das temáticas entre o período de 1998 e 2019. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, tendo como base de dados a plataforma de periódicos CAFe/Capes, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações/Capes. Destaca-se, como relevante: a produção bibliográfica acerca da Educação do Campo no estado de Rondônia ainda é pouca e está grandemente vinculada às temáticas dos movimentos sociais e pedagogia da alternância nas Escolas Família-Agrícola; são percebidos equívocos conceituais de conceber educação com mediação tecnológica ou mesmo escolas rurais, como sendo o mesmo campo conceitual que Educação do Campo. Constata-se, ainda, que há dissonâncias entre bases de dados que deveriam conter os mesmos trabalhos publicados, além do atraso na importação deles, o que dificulta a pesquisa bibliográfica.
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