Educação do campo no estado de Rondônia

uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73424

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância, Movimentos sociais, Escola família-agrícola, Educação do campo

Resumo

Este texto apresenta e discute resultados de estudos bibliográficos sobre a Educação do Campo no estado de Rondônia/Brasil, cujo objetivo é possibilitar conhecer a publicação disponível e a abrangência das temáticas entre o período de 1998 e 2019. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, tendo como base de dados a plataforma de periódicos CAFe/Capes, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações/Capes. Destaca-se, como relevante: a produção bibliográfica acerca da Educação do Campo no estado de Rondônia ainda é pouca e está grandemente vinculada às temáticas dos movimentos sociais e pedagogia da alternância nas Escolas Família-Agrícola; são percebidos equívocos conceituais de conceber educação com mediação tecnológica ou mesmo escolas rurais, como sendo o mesmo campo conceitual que Educação do Campo. Constata-se, ainda, que há dissonâncias entre bases de dados que deveriam conter os mesmos trabalhos publicados, além do atraso na importação deles, o que dificulta a pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, com período sanduíche na Facultad de Filosofía y Letras na Universidade Nacional Autónoma do México; professora no Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Rondônia, campus de Ji-Paraná.

Edivânia de Souza , Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná, Brasil; voluntária no Projeto de Pesquisa "Educação no Campo do Estado de Rondônia" e participante do Grupo de Pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Formação Docente.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

CONTE, I. I.; SOUZA , E. de. Educação do campo no estado de Rondônia: uma revisão bibliográfica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 521–539, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73424. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73424. Acesso em: 8 nov. 2024.