Educação para o ser mais no Movimento de Mulheres Camponesas

Autores

  • Isaura Isabel Conte
  • Elisiane de Fátima Janh

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20264

Resumo

Discutir os movimentos sociais numa perspectiva de sujeitos educadores requer a compreensão de que, embora vivamos em uma sociedade democrática, é preciso lutar contra as desigualdades e as várias formas de opressão, pois esta forma de organização social não implica que as lutas sociais percam sentido. Neste ensaio nos propomos refletir, com auxílio de Paulo Freire, o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) como sujeito que, ao incidir na sociedade, possibilita educação para o ser mais das mulheres militantes que ao constituírem o Movimento, se fazem e se transformam. As reflexões aqui apresentadas são decorrentes de inserção militante no MMC. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados registros e observações em vários momentos da vida do Movimento.

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Publicado

14-10-2011

Como Citar

CONTE, I. I.; JANH, E. de F. Educação para o ser mais no Movimento de Mulheres Camponesas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20264. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20264. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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