Educação do campo e o acesso à educação superior

desafios do contexto atual

Autores

  • Patricia Rutz Bierhals Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isaura Isabel Conte Universidade Federal de Rondônia
  • Catiane Cinelli Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art03

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas Públicas, Instituição de Ensino Superior

Resumo

Este texto trata da Educação do Campo, de maneira específica, de políticas e programas voltados à educação superior para as populações do campo, realçando a formação de professores/as do campo. Coloca-se a questão a partir de movimentos ocorridos na sociedade, destacando as lutas de movimentos populares frente à conquista dessa modalidade de educação, suas especificidades e tensões nos últimos vinte anos. Metodologicamente, parte-se de estudos teóricos da Educação do Campo e da inserção direta das autoras nessa modalidade de educação em Universidades, com o desenvolvimento de pesquisas participantes. Destaca-se que é preciso lutar pelas políticas públicas, bem como, programas e convênios entre Estado e Instituições de Ensino Superior em vista de não retroceder ou estagnar completamente na conjuntura atual. Além disso, mostra que a Educação do Campo continua sendo um desafio para os profissionais que atuam na zona rural, para os movimentos populares e sindicais e para as universidades que realizam formação de professores/as.

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Biografia do Autor

Patricia Rutz Bierhals, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Brasil.

Catiane Cinelli, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal de Rondônia, Brasil

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

BIERHALS, P. R.; CONTE, I. I.; CINELLI, C. Educação do campo e o acesso à educação superior : desafios do contexto atual. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 35–50, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40799. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais