Extensão universitária: os estilos de pensamento na área da saúde no Brasil

Autores/as

  • Bethina Luiza Pinheiro Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
  • Illana Leonardi da Cruz Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art07

Palabras clave:

Universidade. Saúde. Cobertura de Serviços de Saúde.

Resumen

Cronologicamente, o histórico da extensão universitária apresenta diferentes e importantes marcos que tornaram possível o pensamento e a ação extensionista universitária nos tempos atuais, contribuindo com a formação de profissionais mais humanos e conscientes de seu papel na história. O objetivo do presente estudo foi conhecer os estilos de pensamento da extensão universitária na área da saúde no Brasil. A metodologia utilizada caracterizou-se como revisão integrativa de literatura, operacionalizada por meio das seguintes etapas: elaboração do tema do estudo; realização da pesquisa bibliográfica; organização dos dados coletados; interpretação e avaliação dos resultados do estudo; apresentação e divulgação da revisão. A busca foi realizada entre fevereiro e maio de 2015, ocorrendo nas bibliotecas eletrônicas de acesso aberto SciELO e BVS. Após leitura dos artigos, foram excluídos aqueles que não contemplaram os critérios de inclusão do estudo, viabilizando somente 88 artigos para a amostra final. Este estudo indica que predominam dois estilos de pensamento na produção de conhecimento científico na área de saúde na extensão universitária, um fortemente articulado com a educação popular e o outro com a extensão assistencialista. 

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Citas

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Publicado

2016-08-30

Cómo citar

PINHEIRO, B. L.; LEONARDI DA CRUZ, I.; HERMES CHESANI, F. Extensão universitária: os estilos de pensamento na área da saúde no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 91–106, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31388. Acesso em: 25 nov. 2024.

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