Extensão universitária: os estilos de pensamento na área da saúde no Brasil

Authors

  • Bethina Luiza Pinheiro Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
  • Illana Leonardi da Cruz Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art07

Keywords:

Universidade. Saúde. Cobertura de Serviços de Saúde.

Abstract

Cronologicamente, o histórico da extensão universitária apresenta diferentes e importantes marcos que tornaram possível o pensamento e a ação extensionista universitária nos tempos atuais, contribuindo com a formação de profissionais mais humanos e conscientes de seu papel na história. O objetivo do presente estudo foi conhecer os estilos de pensamento da extensão universitária na área da saúde no Brasil. A metodologia utilizada caracterizou-se como revisão integrativa de literatura, operacionalizada por meio das seguintes etapas: elaboração do tema do estudo; realização da pesquisa bibliográfica; organização dos dados coletados; interpretação e avaliação dos resultados do estudo; apresentação e divulgação da revisão. A busca foi realizada entre fevereiro e maio de 2015, ocorrendo nas bibliotecas eletrônicas de acesso aberto SciELO e BVS. Após leitura dos artigos, foram excluídos aqueles que não contemplaram os critérios de inclusão do estudo, viabilizando somente 88 artigos para a amostra final. Este estudo indica que predominam dois estilos de pensamento na produção de conhecimento científico na área de saúde na extensão universitária, um fortemente articulado com a educação popular e o outro com a extensão assistencialista. 

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARROYO, D. M. P.; DA ROCHA, M. S. P. M. Meta avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso. Rev. da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 15, n. 2, p. 135-161, jul. 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

_____. Ministério da Educação. Programa de Extensão Universitária-PROEXT. Brasília, DF, 2003.

_____. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p.

DA ROS, M. A. Estilos de pensamento em saúde pública: um estudo da produção da FSP

DELIZOICOV, D. et al. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Cad. Bras. Ens. Fís., Florianópolis, v. 52, n. 19 Esp; p. 52-69, 2002.

F

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 13. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1977.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra,1978.

GADOTTI, M. Para chegar lá juntos e em tempo: caminhos e significados da educação popular em diferentes contextos. In: REUNI

LORENZETTI, L. Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses. 2008. 407f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica)

MACHADO, C. V.; BAPTISTA, T. W. F.; NOGUEIRA, C. O. Políticas de saúde no Brasil nos anos 2000: a agenda federal de prioridades. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2011, v. 27, n. 3, p. 521-532.

MELO NETO, J. F. Extensão universitária: uma análise crítica. João Pessoa: Editora da UFPB, 2001.

_____. Extensão universitária: autogestão e educação popular. João Pessoa: Editora da UFPB, 2004.

MENDON

PAULA, J. A. A Extensão Universitária e a sociedade contemporânea. Boletim UFMG: 2010. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1708/2.shtml>. Acesso em: 4 ago. 2015.

RIBEIRO, L. C. M. et al. Técnica de incidente crítico e seu uso na enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 65, n. 1, fev. 2012.

SCHAURICH, D.; CABRAL, F. B.; ALMEIDA, M. A. Metodologia da problematização no ensino em enfermagem: uma reflexão do vivido no PROFAE/RS. Esc. Anna Nery Rev. de Enfermagem, Rio de Janeiro, p. 318-324, jun. 2007.

SLONGO, I. I. P.; DELIZOICOV, D. Teses e dissertações em ensino de biologia: uma análise epistemológica. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 275-296, 2010.

SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, fev. 2012.

SOUSA, A. L. L. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000.

Published

2016-08-30

How to Cite

PINHEIRO, B. L.; LEONARDI DA CRUZ, I.; HERMES CHESANI, F. Extensão universitária: os estilos de pensamento na área da saúde no Brasil. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 91–106, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31388. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)