Educação para a transformação: meio ambiente, saúde e gênero

Autores

  • Márcia Gilmara Marian Vieira UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
  • Fabíola Hermes Chesani Doutora em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Letícia de Campos Acadêmica de Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Geórgia Rosa Costa Acadêmica de Enfermagem - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-rel05

Palavras-chave:

Educação Continuada. Trabalhadores Rurais. Gênero e Saúde. Agricultura Sustentável. Meio Ambiente.

Resumo

Este texto relata a experiência vivenciada no projeto de extensão "Educação para a transformação: meio ambiente, saúde e gênero", vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cujo propósito foi promover a educação continuada nessas temáticas e a troca dos saberes agroecológicos com as mulheres agricultoras de Itajaí, Santa Catarina. O percurso metodológico adotado abarcou as oficinas inspiradas no Círculo de Cultura de Paulo Freire, vivenciando os saberes agroecológicos e as oficinas para a formação, que totalizaram 80 horas/aula com os integrantes do projeto de extensão e 40 horas/aula de inserção com o público-alvo: as mulheres agricultoras. Os temas geradores que emergiram no processo de formação continuada foram: a vivência do Círculo de Cultura, os conhecimentos agroecológicos, os malefícios do uso dos agrotóxicos, a autonomia das mulheres agricultoras no aprendizado da produção de alimentos orgânicos, e o cuidado com a saúde familiar e ambiental. Por fim, o Círculo de Cultura atua como uma ferramenta que contribui para a educação continuada de integrantes do grupo de extensão e das mulheres agricultoras, promovendo gradativamente a transformação para o processo de transição agroecológica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gilmara Marian Vieira, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI

Possuo graduação como Bacharel em Quimica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Sou docente dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia ambiental da Universidade do Vale do Itajaí. Tenho experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: Metodologia AOX para Análise Ambiental e Saúde Ambiental em empreendimentos agroecológicos como uma ferramenta promotora da saúde. Oriento pesquisas de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertação de mestrado. Sou professora no curso de Ciências Biológicas, atuando na linha de pesquisa Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar com foco no Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Bem Estar, Agroecologia. Atualmente, tenho um projeto de extensão Educação para Transformação: Meio ambiente, saúde e gênero cujo objetivo é promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Fabíola Hermes Chesani, Doutora em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho na Universidade do Vale do Itajaí. Concluí doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou doutorado sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto. Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí.

Letícia de Campos, Acadêmica de Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Acadêmica de Ciências Biológicas e bolsista do projeto de extensão "Educação para Trasnformação: meio ambiente, saúde e gênero".

Geórgia Rosa Costa, Acadêmica de Enfermagem - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Acadêmica de Enfermagem  e bolsista do projeto de extensão "Educação para Trasnformação: meio ambiente, saúde e gênero".

Referências

ARA

AZEVEDO, E. de; PELICIONI, M. C. F. Promoção da saúde, sustentabilidade e agroecologia: uma discussão intersetorial. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 715-729, jul./set. 2011.

BRASIL. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Ações Afirmativas. 2012. Disponível em: <http://www.portaldaigualdade.gov.br/portal-antigo/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes-afirmativas>. Acesso em: 25 nov. 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: MS, 2011

CONSEA

DAROLT, M. R. Agricultura orgânica: inventando o futuro. Londrina: IAPAR, 2002.

EHLERS, E. Agricultura Sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. Guaíba: Livros da Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

_____. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRAND

GADOTTI, M. Convite a leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1991.

GLIESSMAN, S. Agroecologia: processo ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.

GOMEZ, M. V. Círculo de Cultura: pesquisa e a intenção na educação superior. In: BAPTISTA, A. M. H.; MAFRA, J. F. (Org.). Reflexão crítica, memória e intervenção na prática pedagógica. São Paulo: BT Acadêmica, 2013.

GUEDES, Z. M.; MARTINS, J. C. de V. Agroecologia e gênero: perspectiva socioambiental no Assentamento Mulunguzinho em Mossoró-RN. Revista Verde, Mossoró, v. 5, n.1, jan./mar. 2011, p. 66-76.

GUIMAR

KARAM, K. F. A mulher na agricultura orgânica e em novas ruralidades. Revista estudos feministas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 303-320, jan./abr. 2004.

KESKE, B. R. Abundância e potencial impacto das aves granívoras sobre o cultivo de arroz irrigado, Itajaí, SC. 2011. 13f. Monografia (Bacharel em Ciências Biológicas), Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.

LUCKESI, C. Tendências pedagógicas na pratica escolar. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/>. Acesso em: 26 nov. 2015.

ROM

SANTOS, M. P. dos. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 154-163, jul./dez. 2012.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO RURAL DE ITAJAÍ. Encontro de mulheres agricultoras discute meio-ambiente, saúde e gênero. Disponível em: <http://www.itajai.sc.gov.br/noticia/13002#.VmmonkorKM9>. Acesso em: 25 nov. 2015.

MAGNANTI, N. J. Circuito Sul de circulação de alimentos da rede ecovida de agroecologia. Revista Agriculturas, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 26-29, jun. 2008.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

MARIAN VIEIRA, M. G.; HERMES CHESANI, F.; DE CAMPOS, L.; ROSA COSTA, G. Educação para a transformação: meio ambiente, saúde e gênero. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 180–193, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-rel05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/32559. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)