Educação para a transformação: meio ambiente, saúde e gênero
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-rel05Palavras-chave:
Educação Continuada. Trabalhadores Rurais. Gênero e Saúde. Agricultura Sustentável. Meio Ambiente.Resumo
Este texto relata a experiência vivenciada no projeto de extensão "Educação para a transformação: meio ambiente, saúde e gênero", vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cujo propósito foi promover a educação continuada nessas temáticas e a troca dos saberes agroecológicos com as mulheres agricultoras de Itajaí, Santa Catarina. O percurso metodológico adotado abarcou as oficinas inspiradas no Círculo de Cultura de Paulo Freire, vivenciando os saberes agroecológicos e as oficinas para a formação, que totalizaram 80 horas/aula com os integrantes do projeto de extensão e 40 horas/aula de inserção com o público-alvo: as mulheres agricultoras. Os temas geradores que emergiram no processo de formação continuada foram: a vivência do Círculo de Cultura, os conhecimentos agroecológicos, os malefícios do uso dos agrotóxicos, a autonomia das mulheres agricultoras no aprendizado da produção de alimentos orgânicos, e o cuidado com a saúde familiar e ambiental. Por fim, o Círculo de Cultura atua como uma ferramenta que contribui para a educação continuada de integrantes do grupo de extensão e das mulheres agricultoras, promovendo gradativamente a transformação para o processo de transição agroecológica.
Downloads
Referências
ARA
AZEVEDO, E. de; PELICIONI, M. C. F. Promoção da saúde, sustentabilidade e agroecologia: uma discussão intersetorial. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 715-729, jul./set. 2011.
BRASIL. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Ações Afirmativas. 2012. Disponível em: <http://www.portaldaigualdade.gov.br/portal-antigo/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes-afirmativas>. Acesso em: 25 nov. 2015.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: MS, 2011
CONSEA
DAROLT, M. R. Agricultura orgânica: inventando o futuro. Londrina: IAPAR, 2002.
EHLERS, E. Agricultura Sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. Guaíba: Livros da Terra, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_____. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRAND
GADOTTI, M. Convite a leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1991.
GLIESSMAN, S. Agroecologia: processo ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
GOMEZ, M. V. Círculo de Cultura: pesquisa e a intenção na educação superior. In: BAPTISTA, A. M. H.; MAFRA, J. F. (Org.). Reflexão crítica, memória e intervenção na prática pedagógica. São Paulo: BT Acadêmica, 2013.
GUEDES, Z. M.; MARTINS, J. C. de V. Agroecologia e gênero: perspectiva socioambiental no Assentamento Mulunguzinho em Mossoró-RN. Revista Verde, Mossoró, v. 5, n.1, jan./mar. 2011, p. 66-76.
GUIMAR
KARAM, K. F. A mulher na agricultura orgânica e em novas ruralidades. Revista estudos feministas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 303-320, jan./abr. 2004.
KESKE, B. R. Abundância e potencial impacto das aves granívoras sobre o cultivo de arroz irrigado, Itajaí, SC. 2011. 13f. Monografia (Bacharel em Ciências Biológicas), Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
LUCKESI, C. Tendências pedagógicas na pratica escolar. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/>. Acesso em: 26 nov. 2015.
ROM
SANTOS, M. P. dos. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 154-163, jul./dez. 2012.
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO RURAL DE ITAJAÍ. Encontro de mulheres agricultoras discute meio-ambiente, saúde e gênero. Disponível em: <http://www.itajai.sc.gov.br/noticia/13002#.VmmonkorKM9>. Acesso em: 25 nov. 2015.
MAGNANTI, N. J. Circuito Sul de circulação de alimentos da rede ecovida de agroecologia. Revista Agriculturas, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 26-29, jun. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.