Análise de um programa de formação continuada de educadores

Autores

  • Jacyara de Oliveira Vanini Universidade do Vale do Itajaí
  • Tatiani de Oliveira Slesaczek Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael Silva Fontanele Universidade do Vale do Itajaí
  • Daniela Pilot Franciozi

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art08

Palavras-chave:

Educador, Inclusão Educacional, Educação Continuada.

Resumo

A inclusão de crianças com deficiência no contexto das escolas regulares ainda tem muito a avançar, principalmente no que diz respeito à formação dos educadores. O objetivo deste trabalho é analisar um programa de formação continuada para educadores da educação inclusiva. O método se define como qualitativo e exploratório, inspirado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa aconteceu em uma cidade da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e os participantes foram educadores da rede municipal de ensino. As técnicas de coleta de dados foram questionários, oficinas e diário de campo. Os resultados emergiram a partir da coleta de oitenta questionários e de cinco oficinas. Os temas que emergiram dos questionários para serem desvelados nas oficinas foram: legislação da educação inclusiva, ergonomia para as atividades educativas e autismo. Após o tratamento dos dados das gravações das oficinas e dos diários de campos, foram identificadas na fala das educadoras as seguintes categorias: a linha tênue entre educação e saúde em tempos de inclusão; barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos e autismo: tempo de escuta e aprendizagem. Conclui-se que os temas das formações continuadas dos educadores sejam a partir de sua realidade vivida.

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Biografia do Autor

Jacyara de Oliveira Vanini, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda em Fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; bolsista do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação Científica (ProBIC).

Tatiani de Oliveira Slesaczek, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda em Fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. E

Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, com período sanduíche na Universidade do Porto, Portugal; professora titular na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Rafael Silva Fontanele, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrando em Saúde e Gestão do Trabalho na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; professor na mesma instituição.

Daniela Pilot Franciozi

Especialista em Fisioterapia em Neurologia pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Rio de Janeiro, Brasil; fisioterapeuta na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina,

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Publicado

15-01-2019

Como Citar

DE OLIVEIRA VANINI, J.; DE OLIVEIRA SLESACZEK, T.; HERMES CHESANI, F.; SILVA FONTANELE, R.; PILOT FRANCIOZI, D. Análise de um programa de formação continuada de educadores. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 117–128, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42540. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais