A contribuição da fisioterapia na formação do professor de ensino regular na educação inclusiva

Autores

  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí
  • Danielle Sabino Cordeiro Universidade do Vale do Itajaí
  • Kharen Miyuki Barboza Universidade do Vale do Itajaí
  • Edilaine Kerkoski Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art07

Palavras-chave:

Fisioterapia. Educação Inclusiva. Educação em Saúde.

Resumo

Na educação inclusiva, a grande barreira é a falta de formação continuada dos educadores inclusivos. O objetivo da pesquisa é problematizar sobre o processo de inclusão escolar, considerando as vivências de professores no ensino regular com os alunos com deficiência psicomotora. A pesquisa foi qualitativa e seguiu o método Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Participou do estudo um grupo de professores que atua em uma escola municipal de Barra Velha-SC. Foram realizados cinco Círculos de Cultura com aproximadamente duas horas de duração e sete participantes em cada. A investigação temática revelou os temas: os direitos dos professores com relação a cursos de especialização sobre inclusão; aprimorando conhecimentos sobre os tipos de deficiências dos alunos; orientações fisioterapêuticas para os professores quanto às técnicas, os movimentos, à coordenação motora de uma criança, os músculos, o equilíbrio, à correção da postural e à ergonômica e atuação do fisioterapeuta nas escolas, colaborando com os professores nas dificuldades encontradas. O conhecimento mediado pelo fisioterapeuta se configurou como uma forma efetiva de contribuição às educadoras no processo de inclusão escolar, principalmente com o método freireano, de Paulo Freire, pois possibilitou nas educadoras a reflexão sobre as vivências da realidade do processo de inclusão escolar e a troca de experiências e saberes.

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Publicado

29-07-2015

Como Citar

HERMES CHESANI, F.; SABINO CORDEIRO, D.; MIYUKI BARBOZA, K.; KERKOSKI, E. A contribuição da fisioterapia na formação do professor de ensino regular na educação inclusiva. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 85–96, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29261. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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