Experiências exitosas de tecnologias sociais utilizadas na educação do campo

Autores

  • João Luis Friedrich Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Kathilene Regina da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-49305

Palavras-chave:

Educação do campo, Tecnologias sociais, Sociedade

Resumo

Existem diferenças significativas do ensino e da aprendizagem entre as escolas urbanas e as do campo. Este trabalho discute o emprego de projetos de tecnologias sociais para a educação do campo e seus benefícios. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa em quatro projetos de tecnologias sociais, nas áreas de valorização e desenvolvimento da sociedade do campo. Como resultados foram identificados variados benefícios à educação no campo, como a escola formadora de sujeitos articuladas a um projeto de emancipação humana, tornando, assim, o ambiente campesino um local que propicie melhores possibilidades de vida para os alunos. 

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Biografia do Autor

  • João Luis Friedrich, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Paraná, Brasil; diretor do Colégio Estadual do Campo Patrimônio Santa Maria, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

  • Kathilene Regina da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Especialista em História e Historiografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, Paraná, professora na rede estadual de ensino do Paraná. Brasil.

  • Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

FRIEDRICH, João Luis; SILVA, Kathilene Regina da; FREITAS, Carlos Cesar Garcia. Experiências exitosas de tecnologias sociais utilizadas na educação do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 74–90, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-49305. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49305. Acesso em: 18 abr. 2025.