A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-art04Palabras clave:
Alienação, Estranhamento, Trabalho Pedagógico, EducaçãoResumen
Neste artigo, problematizo o processo de precarização do trabalho pedagógico no âmbito das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para avançar nessa investigação, utilizo a contribuição do método marxista de análise no campo educacional, discutindo a questão da alienação e do estranhamento no trabalho pedagógico. O presente texto é fruto de observações de vivência empírica da profissão docente da educação formal básica pública e, também, de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Nele, defendo que resgatar uma reflexão atual sobre o Estado Capitalista, demonstrando a relevância do papel histórico da luta de classes, é um caminho promissor na urgente tarefa de mobilização pela garantia à educação de qualidade. Por isso, é necessário reorganizar o espaço escolar como local de formação política.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.