A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico

Autores

  • Rafael Rossi UNESP - FCT de Presidente Prudente - SP

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-art04

Palavras-chave:

Alienação, Estranhamento, Trabalho Pedagógico, Educação

Resumo

Neste artigo, problematizo o processo de precarização do trabalho pedagógico no âmbito das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para avançar nessa investigação, utilizo a contribuição do método marxista de análise no campo educacional, discutindo a questão da alienação e do estranhamento no trabalho pedagógico. O presente texto é fruto de observações de vivência empírica da profissão docente da educação formal básica pública e, também, de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Nele, defendo que resgatar uma reflexão atual sobre o Estado Capitalista, demonstrando a relevância do papel histórico da luta de classes, é um caminho promissor na urgente tarefa de mobilização pela garantia à educação de qualidade. Por isso, é necessário reorganizar o espaço escolar como local de formação política.

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Publicado

06-12-2013

Como Citar

ROSSI, R. A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 47–58, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais