Educação do campo e agroecologia: da perspectiva reformista à necessária práxis revolucionária

Autores

  • Rafael Rossi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-14

Palavras-chave:

Educação do campo. Agroecologia. Práxis.

Resumo

O presente texto é um esforço em problematizar a agroecologia e a educação do campo do ponto de vista reformista e do ponto de vista da práxis revolucionária. Uma característica do desenvolvimento do agronegócio e do modo de produção capitalista é incorporar as críticas que lhes foram direcionadas e ressignificá-las, e estruturalas de modo diferente e incorporado em sua lógica. Assim acontece, por exemplo, com os temas da "agricultura familiar" e "desenvolvimento sustentável". É necessário criar um espaço de debate e de prática cada vez mais amplo que permita compreender os posicionamentos e discursos que não discutem a questão estruturante do capitalismo e se "prendem" à superficialidade, mantendo a desigualdade e o status quo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (Org.). Por uma educação básica do Campo. Texto base da Conferência Nacional. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.

G

LUKÁCS, G. Sobre Lenin y Marx. Tradução do espanhol de Lucas Souza e Silva. Buenos Aires: Gorla, 2012.

MACHADO, L. C. P.; MACHADO FILHO, L. C. P. Dialética da agroecologia: contribuição para um mundo com alimentos sem veneno. São Paulo: Expressão Popular, 2014.

NERY, I. J. Apresentação. In: ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. (Orgs.). A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação básica do campo, 1999.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

Downloads

Publicado

29-07-2015

Como Citar

ROSSI, R. Educação do campo e agroecologia: da perspectiva reformista à necessária práxis revolucionária. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 171–174, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27987. Acesso em: 22 dez. 2024.