(Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola

Authors

  • Grazielle Eloísa Balduino Universidade Federal de Uberlândia
  • Myrtes Dias da Cunha Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-rel03

Keywords:

educação, reaprender, crianças

Abstract

Pode a educação escolar ser significativa para as crianças nos dias de hoje? O que podemos aprender com as crianças sobre o ensinar-aprender na escola? O presente trabalho pretendeu conhecer modos de envolvimento das crianças entre si, com os conteúdos escolares e com o conhecimento no âmbito da escola. Propomo-nos a analisar atividades escolares de matemática, desenvolvidas em sala de aula com alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, análise realizada no âmbito de uma pesquisa maior em andamento que envolve conhecer e trabalhar com culturas infantis. A primeira atividade apresentada às crianças consistiu em resolver problemas matemáticos, envolvendo a soma e a subtração; a segunda, na realização de um bingo contendo tais operações. Verificamos que produzir com as crianças, ao invés de realizarmos atividades planejadas para elas, nos permitiu compreender melhor seus interesses, possibilidades, jeitos de aprender, modos de interagir e de produzir algo próprio, com destaque para o fato de que as crianças são sujeitos criativos que ressignificam o conhecimento e transformam as atividades propostas e, assim, nos ensinam sobre como podem aprender.

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Author Biographies

Grazielle Eloísa Balduino, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pela FACED UFU

Myrtes Dias da Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

professora doutora adjunta faced ufu

Published

2013-12-06

How to Cite

BALDUINO, G. E.; CUNHA, M. D. da. (Re)Aprendendo com as crianças no espaço-tempo da escola. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 134–144, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21743. Acesso em: 4 nov. 2024.