Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública

Autores

  • Grazielle Eloísa Balduino Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação
  • Myrtes Dias da Cunha Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art05

Palavras-chave:

Imaginação. Desenhos. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2013 em uma escola pública municipal na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com uma turma de 3º ano do ensino fundamental. O trabalho tem, como norteamento metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica, na qual a presença do pesquisador é intensa no campo. O cotidiano dessa turma era sempre surpreendente. As crianças, a cada dia, nos mostravam que, além de aprender a decifrar códigos da escrita, elas precisavam ser escutadas, respeitadas e que também escreviam e se expressavam por meio de desenhos-escritas, movimentos corporais e da fala. A pressão para a alfabetização e o letramento das crianças é grande sobre elas e sobre os professores. O importante é empurrar a escrita e a leitura com muitas cópias. O tempo para aprender e conversar sobre elas, seus desejos, suas angústias e saberes quase não existe. As crianças tentavam, nos entretempos e nas ações que começamos a desenvolver com elas, fazer tudo aquilo que precisavam, mas não podiam: se expressar de diferentes maneiras. A escola e o sistema se preocupam muito mais em resultados e estatísticas que com a verdadeira aprendizagem humana e fertilizadora das crianças.

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Biografia do Autor

Grazielle Eloísa Balduino, Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação

Mestranda em Educação pela FACED UFU

Referências

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Publicado

29-07-2015

Como Citar

BALDUINO, G. E.; CUNHA, M. D. da. Desvendando mundos: lendo e escrevendo com os olhos, o pensamento e a imaginação com uma turma do terceiro ano de uma escola pública. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 60–74, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26357. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais