Tempo Comunidade

tempo para “respirar” ou tempo para novos conhecimentos?

Autores/as

  • Renata José Melo Universidade Federal de Catalão
  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão https://orcid.org/0000-0002-7196-4398

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73934

Palabras clave:

Licenciatura em Educação do Campo, Alternância, Tempo Comunidade, Praxis

Resumen

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo é organizado a partir de dois espaços/tempos formativos que se complementam no princípio da Alternância. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar como se desenvolveu o Tempo Comunidade nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza do Estado de Goiás, a fim de compreender as influências dele na formação inicial docente de educadores do Campo a partir da percepção de egressos dos referidos cursos. Para tal, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como lócus de pesquisa a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás (UFG/RG). Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos citados. Os dados levantados foram tratados por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva, sendo discutida neste artigo a seguinte categoria: Tempo Comunidade: tempo para respirar ou tempo para novos conhecimentos? A partir das entrevistas, foi possível observar que a maioria dos egressos valoriza a vivência da formação em Alternância, o que lhes possibilitou estar em contato com o campo e vivenciarem diferentes experiências com os povos do campo, relacionando o conhecimento científico e prático.

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Biografía del autor/a

  • Renata José Melo, Universidade Federal de Catalão

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Catalão, Goiás, Brasil.

  • Fernanda Welter Adams, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

    Doutoranda em Ensino, Filosofia e História da Ciência na Universidade Federal da Bahia, Brasil.

  • Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

    Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora na Universidade Federal de Catalão, Goiás, Brasil.

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Publicado

2025-04-01

Cómo citar

MELO, Renata José; ADAMS, Fernanda Welter; NUNES, Simara Maria Tavares. Tempo Comunidade: tempo para “respirar” ou tempo para novos conhecimentos?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 269–287, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73934. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73934. Acesso em: 14 apr. 2025.