Educação popular com trabalhadoras sexuais

tire seu machismo do caminho que eu vou passar com meu labor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73117

Palavras-chave:

Mandala, Violência contra a mulher, Enfermagem

Resumo

Este texto busca compreender a visão das trabalhadoras sexuais acerca dos tipos de violência contra a mulher e do machismo. A aplicação da Mandala dos Saberes, um instrumento da educação popular, facilita a atuação do discente ao implementar a educação em saúde, direitos e cidadania, na escuta terapêutica, consulta de enfermagem, promoção e proteção à saúde. As atividades ocorreram em 2022, por meio de ações de extensão, promovendo, de forma participativa, o aperfeiçoamento do processo metodológico com a participação de acadêmicas de graduação e pós-graduação junto às interlocutoras do estudo. A atividade de Educação Popular em Saúde (EPS), por meio da Mandala dos Saberes, está ancorada nas referências teóricas e filosóficas apreendidas no método pedagógico de Paulo Freire de educação de adultos. Além disso, ela favorece a participação interativa entre as estudantes facilitadoras e as participantes, contribuindo para aprofundar os conhecimentos acerca dos tipos de violência contra a mulher e do machismo. A Mandala dos Saberes proporcionou ao grupo um intercâmbio de saberes, agregando o conhecimento acadêmico e empírico de maneira leve e esclarecedora. Essas atividades também fomentam o interesse pela pesquisa sobre os instrumentos utilizados e permitem um olhar holístico no cuidado dessa população em situação de grande vulnerabilidade.

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Biografia do Autor

  • Kelly Cristina do Nascimento, Universidade de Pernambuco

    Doutoranda em Enfermagem na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, Brasil; professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Mental da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil.

  • Benedito Medrado, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, instituição em que realizou estágio pós-doutoral; professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; coordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (GEMA/CNPq).

  • Renata Cristina Beltrão de Lima, Universidade de Pernambuco

    Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Estudos e Pesquisas Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV); enfermeira da Vigilância Epidemiológica Hospitalar no Real Hospital Português de Beneficência, Pernambuco, Brasil.

  • Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil; professora associada e diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa em Estudos e Pesquisas Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV/CNPq).

Referências

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

NASCIMENTO, Kelly Cristina do; MEDRADO, Benedito; LIMA, Renata Cristina Beltrão de; GOMES, Betânia da Mata Ribeiro. Educação popular com trabalhadoras sexuais: tire seu machismo do caminho que eu vou passar com meu labor. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 186–200, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73117. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73117. Acesso em: 24 maio. 2025.

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